Uepa promove oportunidade de intercâmbio

A Uepa estabelece relações de cooperação com mais de 380 redes e instituições acadêmicas internacionais.

Através de ações de internacionalização voltadas para alunos de graduação e pós-graduação, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) proporciona oportunidades de intercâmbio por meio de programas de formação em centenas de países. Dessa forma, promove à comunidade acadêmica formação e capacitação.

Vanessa Araújo, graduanda em Ciências Sociais na Uepa, em Igarapé-Açu (Campus X), foi aprovada pelo processo seletivo que oportunizou intercâmbio na Universidade do Porto (U.Porto), uma das principais instituições de ensino superior da Europa, localizada na cidade do Porto, no noroeste de Portugal. Cursando Sociologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vanessa foi contemplada através do acordo de cooperação entre a Uepa e a universidade portuguesa.

“A minha vinda para a U.Porto surgiu quando vi no site da Uepa uma notícia que a U.Porto teria aberto processo seletivo para candidatura de mobilidade internacional para discentes da graduação. Me inscrevi através do link que estava no site da Uepa, e o critério utilizado para a seleção foi através do histórico das notas. Passei no processo duas vezes porque, pela primeira vez, o meu visto de estudante não ficou pronto a tempo das aulas começarem”, afirma Vanessa.

De acordo com a discente, ela própria escolheu as disciplinas que desejava estudar durante o intercâmbio, tais como Antropologia, Cultura e Comunicação. “Como aluna de mobilidade aqui na U.Porto, pude fazer meus próprios horários, inclusive fui convidada pela professora Alice Duarte para cursar uma disciplina no Mestrado de Antropologia. Tem sido uma experiência bem desafiadora e, ao mesmo tempo, parece surreal, pois sonhei muito em viver tudo isso”, diz Vanessa, que tem seu retorno previsto ao Brasil no próximo semestre, para dar continuidade ao curso na Uepa.

Para ela, estudar em outro país irá propiciar variados aspectos positivos para a sua formação profissional e pessoal. “A experiência de mobilidade no exterior me proporcionará não apenas estudar em uma instituição diferente, mas também me permitirá colecionar experiências interculturais, conhecer museus, teatros, pessoas, lugares diferentes, monumentos, história, e um adicional de cultura e conhecimento que não sei se seria possível adquirir sem o intercâmbio”, destaca.

A distância da família e dos amigos foi o grande desafio para a estudante, mas a possibilidade de estudar e conhecer uma nova cultura falou mais alto. “Deixar meu país, a família e os amigos foi difícil. Sair pela primeira vez do Brasil para estudar foi uma das escolhas mais surpreendentes e corajosas que já fiz na vida, mas fazer o intercâmbio é uma daquelas oportunidades únicas na vida que eu não podia deixar passar”, afirma Vanessa.

Segundo informações da Coordenadoria de Relações Internacionais (Crein) da Uepa, por meio de acordos unilaterais e bilaterais, a universidade estabelece relações de cooperação interinstitucionais com mais de 380 redes e instituições acadêmicas internacionais. Por meio desses acordos e convênios, surgem oportunidades de intercâmbio para professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação.

A paraense acrescenta ainda que o processo de adaptação ao país tem sido contínuo, mas nada que a impeça de aproveitar ao máximo essa experiência. “O que espero dessa troca é poder ter algo a mais na minha formação, ter um intercâmbio no meu histórico com novas experiências, uma nova visão de mundo de cultura, aprender uma nova forma de estudar e estar na Europa, que é o berço da Sociologia, vai me proporcionar crescer muito academicamente”, conclui Vanessa.

Oportunidades de intercâmbio

Entre as parcerias firmadas, destacam-se dois acordos multilaterais importantes: o Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano (PILA) e a Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP). O primeiro conecta a Uepa com 237 universidades de 9 países: Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Cuba, México, Nicarágua, Paraguai e Uruguai. O segundo é uma rede que congrega 130 universidades de 8 países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Macau.

“Em 2022, a Universidade do Porto abriu as portas para estudantes da Uepa. Até o momento, já tivemos 8 cartas de aceite para um período presencial de mobilidade em Portugal. São estudantes de Licenciatura em História, Geografia, Ciências Sociais, Matemática e Pedagogia; Bacharelado em Engenharia de Produção; e Mestrado em Ensino da Matemática. Além disso, a U.Porto abriu, exclusivamente para estudantes de Medicina da Uepa, mais duas vagas”, disse o titular da Coordenadoria de Relações Internacionais (Crein), professor João Colares.

Além desses acordos, a Uepa possui convênios bilaterais com universidades da Argentina, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, França, Guiné-Bissau, Irlanda, Moçambique, Portugal e Ucrânia.

Segundo João, “a Coordenadoria de Relações Internacionais vem trabalhando para dar difusão às diferentes oportunidades que se abrem, como notícias no site da Uepa e e-mails à comunidade acadêmica. Uma nova estratégia está sendo pensada, que é a criação de um boletim informativo periódico. Queremos, com isto, que nossa comunidade acadêmica fique cada vez mais informada sobre as oportunidades de intercâmbio com universidades estrangeiras”, finaliza.

Texto: Messias Azevedo (Ascom Uepa)

Foto: Messias Azevedo (Ascom Uepa) e Acervo Pessoal