Uepa realiza programação de acolhida aos calouros de 2023

 
Auditório Paulo Freire receberá os calouros do CCSE na próxima semana

Acolher e ser acolhido: construindo uma universidade inclusiva. Este é o tema do Acolhimento aos Calouros 2023, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A programação acontece no próximo dia 20, no Campus I, com início às 9h. Neste ano, o foco do Centro será promover a doação de sangue como Trote Solidário. Além do formato presencial, o evento também será transmitido pelo canal Uepa no Youtube, para atender todos os campi.  

Na mesa de abertura, estarão presentes o diretor e vice-diretor do CCSE, Anderson Maia e Frederico Bicalho; o reitor, Clay Chagas; o titular da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Ednalvo Apóstolo Campos; os representante dos coordenadores da capital e da interiorização, Taissa Tavernard e Rodrigo Rafael; uma aluna representante; e a representante dos técnicos-administrativos, que também integra a assessoria pedagógica, Andrea Albuquerque.

Para a integrante da Coordenação de Apoio e Orientação Pedagógica (Caop) do Campus I, Damasia Nascimento, receber e acolher os calouros e seus familiares é gratificante para a Uepa e todos os seus campi. "E, para nós do CCSE, é sempre uma festa porque recebemos alunos de 16 cursos desta universidade, além do curso de Pedagogia Bilíngue, em convênio com o Instituto Nacional de Surdos (Ines)", destaca Damasia.

Apresentação musical de alunos, entrega de kits para calouros e distribuição de picolés farão parte da programação. Além da doação de sangue como Trote Solidário, outra característica representativa para a atividade de boas-vindas aos novos alunos será o banho de ervas, ou banho de cheiro - símbolo marcante da cultura paraense. A esta ação, os integrantes dos Centros Acadêmicos denominaram como “Acolhida do Axé”.

O Trote Solidário é voltado a calouros, veteranos, servidores e, também, à comunidade externa da Uepa. A coleta será no estacionamento do Centro de Educação e encerrará às 17h. Antes da doação, é necessário realizar o pré-cadastro, através deste link. Doadores menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável.

Frederico Bicalho, vice-diretor do CCSE, destaca a importância dos docentes e técnicos estarem presentes, e convida a comunidade a participar: “A gente sabe que nem todo mundo pode doar sangue. Então, se você não puder, traga alguém que possa. Isso é importante porque é um gesto nobre e a nossa comunidade precisa muito.  Essa é uma oportunidade que a gente tem de contribuir e fazer com que a sociedade enxergue a Uepa como um ponto importante, nesse caso com a doação de sangue”.

Alicerçado em um trabalho que envolve todos os setores que compõem o CCSE, o tema escolhido para a abertura do ano letivo e acolhimento aos calouros foi proposto pelos Centros Acadêmicos. Já a doação de sangue como Trote Solidário foi pensada a partir do diálogo entre a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e a gestão superior da Uepa, através da Prograd.

CCNT

O mês de março está sendo marcado por acolhimento e diversas atividades para receber os calouros. No Campus V, Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), está sendo programado o evento 'Acolher e ser acolhido: construindo uma Universidade Inclusiva', na próxima terça-feira, 21. Às 9h, a abertura do evento contará com a gestão superior da Uepa e Direção do Centro, no auditório do CCNT e também será transmitida de forma on-line.

Uma das ações é o Trote Solidário com doação de sangue para a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa). Das 8h às 16h, calouros, demais alunos, familiares e servidores poderão fazer essa boa ação de responsabilidade social para o próximo. Cada doação pode salvar até quatro vidas. Para doar é preciso fazer um pré-cadastro virtual e estar em boas condições de saúde. Será reservada uma sala de apoio no prédio do CCNT para triagem e cadastro. E o ônibus do Hemopa estará na frente do Campus V para as coletas de sangue.

Para a coordenadora do CAOP do CCNT, Leidiane Rodrigues, “esse momento de acolhida dos calouros é fundamental, pois eles saem do ensino médio com uma grande expectativa com relação à universidade. Tudo se torna muito novo e desafiador, e poder recebê-los de forma calorosa é muito importante para a primeira impressão que terão diante da universidade” . E completa, “no dia 21, teremos concomitante a acolhida, um dia animado com música e o trote solidário de doação de sangue junto ao hemopa, o que irá marcar também o momento do ingresso desse aluno na Uepa, pois ele estará ajudando uma outra vida. Estamos muito ansiosos por este momento, e queremos celebrar junto com os calouros esse primeiro dia de aula como algo memorável em suas vidas e transmitir a eles tudo de melhor que a universidade tem a oferecer no seu processo de formação”.

CCBS

Os cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Uepa também prepararam uma programação especial para receber os novos estudantes da Universidade. Durante esta semana, de 13 a 17/03, o curso de Medicina desenvolveu dinâmicas de apresentação da graduação, projetos de extensão e ligas acadêmicas. Também foi destacada a importância da promoção de uma cultura de segurança no cuidado ao paciente, bem como a necessidade do autocuidado.

O curso de Enfermagem, por sua vez, contará com programação entre os dias 20 e 24/03. A aula inaugural será desenvolvida a partir da teoria ambientalista, ocorrendo também palestras e oficinas sobre a teoria do cuidado, áreas de atuação da enfermagem, importância do piso salarial e reflexões sobre gênero, raça, sexualidade e classe social. Já os novos discentes de Fonoaudiologia foram recepcionados com programação realizada nesta semana, de 15 a 17 de março. Ocorreu um tour pelo campus, apresentação do centro acadêmico, do curso e das metodologias abordadas. Também houve tutoria, mini aula de anatomia e cerimônia do jaleco, além de dinâmicas e gincanas com pintura.

No curso de Saúde Coletiva, ocorreram atividades nos dias 16 e 17/03,  envolvendo dinâmicas com veteranos, tour pela Uepa, pintura dos calouros, momentos de fotos, cápsula do tempo, quiz de conhecimentos gerais e bingo. Os novos alunos de Fisioterapia também tiveram programação de acolhimento, de 13 a 17/03, com bate-papo com professores, dinâmicas de grupo, apresentação do curso, abordagem das metodologias ativas, quiropraxia e saúde mental. O curso de Educação Física preparou, nesta semana, para receber os novos alunos,  oficinas de ritmos, basquete, voleibol, atletismo, entre outros esportes. Também ocorreram rodas de conversa sobre opressões, etarismo e saúde universitária.

Os estudantes de Terapia Ocupacional foram acolhidos, também nesta semana, com a apresentação do Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional, dinâmica de apresentação dos calouros, mesa redonda com representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), tour pelo CCBS, circuito psicomotor, entre outros.

Todos os cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Uepa participarão da programação integrada voltada ao Trote Solidário de Doação de Sangue “Acolher e ser acolhido: construindo uma Universidade inclusiva”, que ocorrerá na sexta-feira, 24, no hall de entrada do CCBS, das 8h30 às 16h. Também como parte da programação unificada para todos os cursos da saúde, será realizada, na segunda-feira, 27, às 17h, a acolhida aos calouros pela Gestão.

Critérios para Doação

- Estar bem de saúde;
- Ter mais de 50kg;
- Ter tido boa noite de sono;
- Estar bem alimentado;
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Portar documento de identificação.

Observações:
-  Não pode estar de jejum;
- Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
- Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

Texto: Thayssa Nobre, Monique Hadad e Diane Maués (Ascom Uepa)

Foto: Laís Teixeira (Arquivo Ascom Uepa)