Uepa realiza programação para celebrar o Dia das Mães

 
Na Reitoria, a vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana, participou do evento, em homenagem às mães servidoras da Uepa.

 

Em comemoração ao Dia das Mães, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) promoveu, na manhã da última sexta-feira, 12, na Reitoria e no Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), uma programação especial para homenagear as mães servidoras da instituição. No início do evento da Reitoria, a gestão direcionou palavras de gratidão às mães, por todo o cuidado e afeto que direcionam a seus filhos e, também, à Uepa.

“Muito obrigada pela dedicação que vocês abraçam essa jovem Universidade, que precisa desse amor de mãe para que continue a avançar”, frisou o reitor da instituição, Clay Chagas. A vice-reitora, Ilma Pastana, partilhou situações de cuidado que já vivenciou com os seus filhos. “Quando se ama, fazemos sacrifícios. Procuramos fazer tudo de bom para os nossos filhos. Todo dia é dia de se importar. Que nós procuremos ser felizes, comemorando cada dia”, afirmou.

Na ocasião, a vice-reitora ressaltou que o momento era de celebração, em razão do Dia das Mães, e por no dia 12 de maio ser celebrado o Dia Internacional da Enfermagem. Ilma Pastana também comemorou o fato de o presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva, ter sancionado, na sexta-feira, 12, a Lei Nº 14.581/23, que regulamenta o repasse de recursos para o pagamento do piso nacional da Enfermagem em todo o território nacional.

O evento da Reitoria contou com a palestra da professora Lana Peres, coordenadora do Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares (AMPICs) da Uepa, que promoveu um momento de meditação e disponibilizou a técnica de auriculoterapia aos presentes. Como parte da programação, também foram oferecidos os serviços de design de sobrancelhas e depilação facial e distribuídos lanches.

A manhã comemorativa foi finalizada com a participação da coordenadora do curso de Fisioterapia da Uepa, Erica Feio, e de alunos da graduação, que deram orientações quanto à importância do assoalho pélvico para a saúde da mulher.

CCBS - No Centro de Ciências Biológicas e Saúde da Uepa, o diretor e professor Emanuel Sousa, parabenizou as mães e profissionais do CCBS e a vice-diretora, Simone Beverly, falou sobre a maternidade e o dom especial de gerar a vida que todas as mães receberam. Ao término, as mães participaram de um café da manhã especial. A ação contou ainda com distribuição de brindes pelo Núcleo de Apoio ao Servidor (NAS) e também uma feira de empreendedorismo voltada para o mês das mães.

Texto e Fotos: Diane Maués e Monique Hadad (Ascom Uepa)