Uepa realiza recadastramento de servidores efetivos

 
Joana Lemos, integrante da comissão responsável pelos trabalhos de registro e atualização cadastral dos servidores efetivos da Instituição

 

Todos os servidores efetivos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) são convocados a atualizar os dados pessoais e funcionais, no período de 3 de novembro de 2020 a 3 de janeiro de 2021, na ação de recadastramento planejada pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). Os servidores efetivos de todos os campi da instituição deverão preencher as informações em um formulário on-line, que ficará disponível no endereço https://sistemas.uepa.br/recadastramento .

A meta da DGP é obter a atualização dos dados cadastrais de 673 técnicos e 937 docentes. O diretor de Gestão de Pessoas, Neivaldo Fialho, ressalta que “o recadastramento é uma demanda da gestão superior e atende orientações do setor jurídico, bem como dos órgãos de controle interno e externo”.  Ele afirma ainda, que “o ideal seria fazer essa atualização a cada dois anos”.

Para facilitar o preenchimento das informações por parte dos servidores e viabilizar a migração dos dados para outras bases, a DGP solicitou à Diretoria de Serviços de Processamento de Dados (DSPD) da Uepa, o desenvolvimento de um sistema específico. De acordo com a tecnóloga em telecomunicações, Joana Lemos, que também integra a comissão responsável pelos trabalhos de registro e atualização cadastral dos servidores efetivos da Instituição, “é importante que antes de preencher o formulário, o servidor tenha em mãos todos os documentos que serão necessários anexar, pois, caso falte alguma informação obrigatória, não será possível salvar o formulário ao final”. De acordo com Joana Lemos (foto), “o sistema é simples e as pessoas não devem ter dificuldades para inserir as informações, mas caso essa dificuldade ocorra, o servidor poderá fazer um print da tela e entrar em contato com a DSPD para notificar o problema”, tranquiliza.

Na avaliação de Neivaldo Fialho “é possível que os servidores mais antigos, que ainda não estejam familiarizados com a informática, tenham alguma dificuldade, inclusive para a digitalização dos documentos”. Nesses casos, além do apoio da DSPD, os servidores podem entrar em contato com a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas, para esclarecer dúvidas ou pedir auxílio.

Assim como os servidores veteranos, os 116 concursados, que entraram em efetivo exercício no dia 1º de outubro, também devem realizar o recadastramento. O diretor de Gestão de Pessoas informa que “somente os servidores temporários e comissionados não devem se recadastrar”. Sobre a importância de manter atualizadas as informações dos servidores efetivos da Instituição, Fialho afirma que há benefícios tanto para a gestão como para o próprio servidor, que poderá ter acesso a declarações, por exemplo, emitidas com mais celeridade.

 

SERVIÇO:

- Documentos obrigatórios a serem anexados no ato de recadastramento:

Foto (formato JPG);

RG (formato PDF);

Certidão de Nascimento ou Casamento (Formato PDF);

Comprovante de residência (Formato PDF);

E-social (Formato PDF);

Diploma da última formação (Formato PDF).

No caso dos ocupantes do cargo de motorista também será necessário anexar a Carteira Nacional de Habilitação (Formato PDF).

Observação: O e-Social deve ser consultado no Portal e-Social, cujo link está informado no formulário de recadastramento. Ao realizar a consulta, o usuário deve fazer um print da "tela de consulta" e depois salvar a imagem da tela na extensão PDF, para gerar o arquivo a ser anexado ao formulário.

- Telefones de contato: (91) 3299 2224 (Codepe) e (91) 3299 2212 (DSPD).

- E-mail de contato: recadastramento@uepa.br 

 

Texto: Guaciara Freitas
Fotos: Nailana Thiely