Uepa recebe medalha Francisco Caldeira Castelo

Em nome da Uepa, o reitor Clay Chagas recebeu a comenda mais importante do município das mãos do prefeito.

Em comemoração ao aniversário da capital do Pará, celebrado ontem, 12, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebeu a medalha Francisco Caldeira Castelo Branco, da Prefeitura de Belém. O reitor da instituição, Clay Chagas, foi condecorado com a honraria entregue pelo prefeito da cidade, Edmilson Rodrigues, em programação realizada na Igreja de Santo Alexandre.

“Essa é a maior condecoração que a Prefeitura de Belém pode entregar a instituições jurídicas e físicas. Isso, para a gente, é muito importante, é um reconhecimento do que fizemos no ano de 2021, frente à pandemia, com vários postos de vacinação, com a participação o Cadastra Belém, que foi uma demanda da Sesma e que são nossos parceiros”, destaca o reitor da instituição. Para ele, essa conquista também é dos alunos, técnicos e professores da instituição.

Sobre o significado da concessão da medalha, o prefeito Edmilson Rodrigues reassaltou que a importância se reflete ao "conceder essa medalha a pessoas que representam a diversidade política, ideológica e que têm uma marca, dedicação e amor pela nossa cidade. Cientistas, professores, servidores públicos municipais receberam suas medalhas neste momento emocionante".

O governador Helder Barbalho também esteve entre os condecorados da noite e ao agradecer pela homenagem falou sobre a necessidade de todos os homenageados continuarem "ainda mais engajados, para seguir colaborando de maneira fraterna e solidária para que Belém, que completa 406 anos, cada vez mais possa ser uma cidade que nos dê orgulho e felicidade”, ressaltou.

Interfaces da atuação da Uepa em Belém
A Uepa, em diálogo com a prefeitura, tem desenvolvido ações em prol da população da cidade no âmbito da saúde e educação. Desde 2021, os campi da capital são pontos de vacinação contra a Covid-19, na campanha Belém Vacinada, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). A parceria possibilita a agilização do processo de imunização.

O Programa Rede Belém de Saúde nas Comunidades, da Prefeitura de Belém, realizou a campanha Cadastra Belém com apoio da Uepa, que cedeu profissionais e alunos para o trabalho voluntário de cadastramento on-line e-SUS, com o objetivo de atualizar os cadastros no Sistema Único de Saúde (SUS). Os alunos da Uepa visitaram residências em Belém, tendo as Unidades Municipais de Saúde (UMS) e escolas públicas municipais nos bairros da Pedreira, Fátima e Sacramenta como pontos de apoio e concentração das equipes.

“A Uepa está participando da campanha Belém Alfabetizada, que é um processo de toda a gestão, então nós temos várias ações”, também lembra o reitor da universidade. O professor João Colares da Mota Neto, da Uepa, é o representante das Instituições de Ensino Superior (IES) no Grupo de Trabalho (GT) instituído pela portaria municipal 001/2021, constituído pela Secretaria Municipal de Educação, Movimentos Sociais e outras IES.  O objetivo do GT é promover a alfabetização em Belém e declará-la livre do analfabetismo.

Sobre a medalha Castelo Branco
A medalha Francisco Caldeira Castelo Branco, entregue desde o ano de 1978,  quando o então prefeito da cidade Ajax Carvalho D’Oliveira instituiu o Decreto nº 14.535/78, é a mais importante comenda oferecida pela Prefeitura de Belém e, geralmente, é entregue no aniversário de Belém. A condecoração do mais alto grau do município homenageia as pessoas físicas ou jurídicas destacadas em seus campos profissionais, com contribuições culturais, sociais e científicas à capital paraense.

Na cerimônia deste ano, também receberam a condecoração: Adriano Venturieri; Alfredo Carlos Cunha de Oliveira; Carlos Edilson de Almeida Maneschy; Célia Regina de Lima Pinheiro; César Bechara Nader Mattar Júnior; Edna Maria de Ramos Castro; Edson Raimundo da Rocha Silva; Edyr Augusto Proença; Ernani Antônio Guilhon da Silva; Edilson Moura da Silva; Gilmar Pereira da Silva; Josebel Akel Fares; José Gilson Borges; Lucilia da Silva Matos; Luiz Gonzaga da Costa Neto; Mara Lúcia Barbalho da Cruz; Marinor Jorge Brito dos Santos; Maria de Lourdes Lima de Oliveira; Maria Berenice Dias e Dias; Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo; Paulo Jorge Martins Nunes; Tatiana Deane de Abreu Sá e Violeta Refkalefsky Loureiro.

Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)
Fotos: Márcio Dias (Ascom Uepa)