Uepa recebe presidente da Abruem

 

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebeu nesta quinta-feira, 13, o presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Antonio Rangel para um café da manhã, reunião e visita aos espaços do Instituto Confúcio.

O objetivo desse encontro foi demonstrar os processos de gestão implementados na Uepa com relação a entrada de alunos, por meio do vestibular, com o uso da nota do Enem para o ingresso na instituição. “Esse processo de troca de informações é muito importante e necessário, pois a Abruem congrega 46 universidades afiliadas, portanto, a intercâmbio de experiências auxilia no desenvolvimento de estratégias de gestão, colocando as instituições cada vez mais preparadas para oferta de uma formação superior mais assertiva para sociedade” afirmou o reitor da Uepa, Rubens Cardoso.

A reunião contou com a participação da pró-reitora de Extensão, Alba Ribeiro; da pró-reitora de Graduação, Ana da Conceição Oliveira; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Renato Teixeira; e do pró-reitor de Planejamento e Gestão, Carlos Capela com o intuito de sociabilizarem as estratégias utilizadas na interiorização dos campi da instituição, promovendo um debate sobre caminhos e práticas. 

“A ideia desse encontro é fortalecer as relações com todas as instituições vinculadas a Abruem e sempre que possível procuramos fazer articulações em campo para conhecer as realidades e experiências dessas instituições com o objetivo de encontrar as práticas de gestão que podem criar perfis diferenciados para estimulação do desenvolvimento regional onde a Universidade está inserida” ponderou Rangel.

A programação continuou com uma visita às instalações do Instituto Confúcio da Uepa para uma conversa sobre como foi o trâmite para a sua implementação na Instituição, além de troca de informações sobre a vivência nestes últimos quatro anos de parceria. “Nosso Instituto ganhou o prêmio de excelência pelo trabalho desenvolvido entre os Institutos Confúcio mundiais, durante a Conferência Internacional de Educação de Língua Chinesa 2019, realizada em Changsha, capital da província de Hunan, República Popular da China, portanto, nossa experiência é uma das mais importantes e solidificados da América Latina, sendo assim, temos muito a compartilhar com outras instituições de ensino superior que tenham interesse em implementar um Instituto Confúcio” ponderou o diretor brasileiro do Instituto Confúcio, Antônio Carlos Silva. 

“O intercâmbio de informação entre as IES é de grande valia para que possamos reduzir problemas e apontar direcionamentos para atividades futuras das instituições” comentou a pró-reitora de graduação, Ana da Conceição.

 

Texto: Daniel Leite Jr

Fotos: Nailana Thiely