Uepa retoma publicação de editais e processos de seleção

A pandemia do novo Coronavírus (Sars-CoV-2) obrigou as Instituições de Ensino Superior (IES) a fecharem as portas, por todo território brasileiro, além de orientar preventivamente que os alunos praticassem o isolamento social para que o vírus não se propagasse ainda mais. Para a Universidade do Estado do Pará (Uepa), esse quadro não foi diferente. Porém, os gestores encontraram estratégias para continuar as atividades administrativas, em especial, as que envolvem os processos de seleção da Universidade.

“Um ponto relevante desta decisão institucional da Uepa é a repescagem, pois era muito injusto deixar cerca de 800 alunos na expectativa de um novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), quando temos totais condições de chamar esses candidatos, em vez de deixar em aberto e incerto, fazendo com que o candidato tenha que disponibilizar tempo e dinheiro para estudar para um novo processo seletivo. A Universidade, por outro lado, não mantém essas vagas desocupadas, consolidando, dessa maneira, a sua obrigação social em trazer esses alunos para dentro da universidade. Portanto, o processo desses editais de forma remota por meio de espaços virtuais foi uma maneira que encontramos de fazer com que a instituição não parasse completamente e pudesse dar prosseguimento em suas atividades acadêmicas”, afirmou o reitor da Uepa, Rubens Cardoso.

O objetivo da Uepa, com a continuidade dos editais, é assumir, de forma objetiva e assertiva, uma estratégia de compromisso com a comunidade acadêmica, para não deixar discentes e a sociedade paraense desinformados ou em dúvidas quanto às ações da Universidade, visto que as demandas dos processos de seleção pública começaram antes da pandemia da Covid-19. Para a retomada, servidores trabalharam remotamente ou, quando necessário, o expediente presecial seguiu os protocolos de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Quanto à continuidade dos processos de seleção dos editais, temos o entendimento institucional de que devemos dar resposta a uma demanda acadêmica e, também, administrativa para a comunidade paraense que, com certeza, estava ansiosa na espera dos resultados, visto que a grande maioria destes processos seletivos foi iniciada ou no ano anterior ou no início de 2020”, comentou a diretora da diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa, Glória Rocha.

A Uepa decidiu dar prosseguimento ao calendário do processo de seleção dos seguintes editais:

Texto: Daniel Leite Jr