Vacinação de idosos de 83 anos na Uepa é marcada por tranquilidade

Poucas filas e muitos sorrisos de alívio e agradecimento marcaram a manhã de vacinação contra a Covid-19 no Campus IV da Universidade do Estado do Pará (Uepa), onde funciona a Escola de Enfermagem Magalhães Barata, um dos 14 postos de vacinação em Belém. Nesta terça-feira, 23 de fevereiro, a primeira dose da vacina CoronaVac é destinada a idosos de 83 anos ou que completarão a idade até o final deste ano de 2021. O atendimento no Campus IV iniciou às 8h30 e seguirá até às 17h30, em sistema de drive-thru e a pé.

Para receber a dose do imunizante, as pessoas devem apresentar os seguintes documentos: RG ou certidão de nascimento; cartão SUS (opcional); CPF; e comprovante de residência em Belém. No momento do cadastro no local, também já é pré agendada a segunda dose da vacina.

Mesmo tendo lido e ouvido polêmicas envolvendo os imunizantes, Milton Francisco Marinho, que completa 83 anos em outubro, foi enfático em demonstrar a satisfação por receber a primeira dose da vacina. “Espero que a segunda dose nos deixe mais livres. Tem muita gente que diz que não vai tomar porque é contra. Eu espero que as pessoas se preparem e fiquem conscientes que isso é pro nosso bem. Eu, da minha parte, estou satisfeito”, afirmou.

Os idosos com idade a partir de 83 anos com dificuldade de mobilidade poderão ser vacinados em casa, após a realização do cadastro no site https://sistemas.belem.pa.gov.br/belemvacinada ou nas Unidades Básicas de Saúde. Já as pessoas que têm 84 e 85 anos ou mais terão mais uma chance para receber o imunizante nos pontos montados na cidade.

A coordenadora da Escola de Enfermagem, professora Margarete Bittencourt, reforça a atenção para os grupos prioritários nas etapas de vacinação. “Algumas pessoas têm vindo atrás da segunda dose da vacina, mas hoje o serviço ainda é destinado à primeira dose de outro grupo e é preciso que fiquem atentos ao calendário de vacinação”, afirmou.

Margarete Bittencourt também destacou a participação e dedicação de alunos e professores da Escola de Enfermagem em outros dois postos de vacinação em Belém. No total, 78 alunos atuam em regime de escala, com supervisão diária de oito professores.

Serviço:

Vacinação de idosos de 83 anos ou que completarão a idade até o final de 2021.

Data: 23 de fevereiro de 2021

Hora: 8h30 às 17h30

Local: Escola de Enfermagem Magalhães Barata - Campus IV da Universidade do Estado do Pará (Uepa)

Endereço: Av. José Bonifácio, 1289. Bairro do Guamá . CEP: 66065-362