Webconferência institucional exclusiva é novo recurso do SIGAA

Para facilitar a experiência de educação à distância entre alunos e professores em períodos de distanciamento social, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), disponibiliza a Web Conference, serviço de comunicação e colaboração digital, que promove encontros virtuais e possibilita que, mesmo distantes geograficamente, participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela de seus computadores, entre alunos e professores cadastrados na plataforma da Universidade.

O sistema foi implantado pela ESIG Software e Consultoria e é acessível à comunidade acadêmica da Uepa, por meio da plataforma SIGAA, disponível no link: https://sigaa.uepa.br/. A utilização do recurso é bastante intuitiva, mas caso haja dúvidas, os usuários podem obter informações através de E-book.

Em um contexto de readaptações frente à pandemia ocasionada pelo Coronavírus, a suspensão temporária das atividades educacionais presenciais, por ordem governamental ou não, é uma tentativa de reduzir o risco de contágio e disseminação entre alunos e o restante da população.

O relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a última segunda-feira, 30 de março,  mostrou que o Brasil tinha 3,9 mil casos confirmados de pessoas infectadas pelo Coronavírus e 114 mortes. Estes números devem aumentar nos próximos dias e semanas. Na última segunda-feira, ainda, o governador do Estado, Helder Barbalho, declarou que o Pará passou a ter transmissão comunitária entre os casos detectados.

A webconferência via SIGAA viria, então, aumentar as possibilidades da Universidade não apenas neste momento, aliada a recursos já existentes, evidenciando os desafios e possibilidades da Educação à Distância (EAD). Para o titular da Diretoria do Serviço de Processamento de Dados (DSPD), Ítalo Di Paolo, o benefício desta ferramenta via SIGAA é a exclusividade da utilização entre alunos e professores da turma, cadastrados na plataforma. “A implementação da gravação já está sendo planejada. Por enquanto, só dá pra usar chamadas de vídeo e voz entre professores e alunos dentro de uma turma. A diferença é justamente essa. Não é uma ferramenta externa em que os participantes são convidados. Está restrita aos professores e alunos devidamente matriculados numa turma, em que basta o acesso a SIGAA para usar. É algo para agregar às diferentes opções que já existem”, defendeu.

A ferramenta pretende agregar valor às estratégias pedagógicas e organizacionais da Universidade, adicionada ao planejamento docente, e funcionar como apoio às atividades presenciais ou no ensino em Educação à Distância (EAD), em períodos em que o distanciamento social é necessário ou apenas uma opção.

Caso os usuários possuam dúvidas, queiram reportar problemas ou dificuldades de acesso à plataforma SIGAA, podem enviar para o e-mail dspd@uepa.br

Texto: Nailana Thiely/ Ascom Uepa
Foto: Marcello Sarmento e Nailana Thiely.