Alunos de Geografia realizam aula pública

 

A discussão sobre o patriarcado -  sistema social em que os homens mantêm o poder e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades - tem sido amplamente abordada por diversas áreas do conhecimento, porém ainda é pouco difundida na Geografia. Para ampliar o debate sobre o tema, na próxima quinta-feira, 14 de janeiro, às 19h, os alunos do curso de Geografia do Campus VII da Universidade do Estado do Pará, em Conceição do Araguaia, realizam a aula pública O Patriarcado e as Múltiplas formas de Opressão: Contribuições Possíveis da Geografia e dxs geógrafxs: Conversa com a Geógrafa Mercedes Solá Pérez. 

 

O professor Sandoval Amparo, que ministra a disciplina Estágio Docente em Geografia III, explica que a ideia de realizar as aulas públicas “visa amplificar o debate sobre temas tão relevantes como patriarcado, racismo, entre outros. Não é uma ideia nova, já idealizei outras aulas, só que agora ganhou uma extensão maior porque será feita na plataforma Meets e a tendência é que a gente alcance um público bem maior”. No último evento, realizado em dezembro de 2020, participaram interessados do Amazonas, Paraná e Goiás, além dos estudantes paraenses.

A convidada para expor no evento é a geógrafa Mercedes Solá Pérez, argentina, radicada no Brasil, pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Sobre o Espaço Agrário e o Campesinato da Universidade Federal de Pernambuco (Lepec/UFPE). “Conversamos sobre a importância do tema para a Geografia uma vez que em toda a América Latina existe um debate intenso sobre o tema, mas aqui ainda é novo para a Geografia - outras disciplinas já discutem o patriarcado. A ideia de convidar a Mercedes vem muito da conversa que a gente troca sobre o quanto esse debate precisa avançar aqui no Brasil”, explica o professor Sandoval.

A atividade é organizada por 25 alunos do oitavo semestre do curso noturno de Geografia, em Conceição do Araguaia. A proposta é que as aulas estejam articuladas com os temas das pesquisas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) que os alunos estão produzindo atualmente. Até março, quando encerra o período letivo, outras aulas públicas serão realizadas com temas como direitos humanos e racismo. O evento on-line é aberto ao público. “A gente espera alcançar um público maior para discutir o tema de maior relevância, é um tema urgente para gente no Brasil e para geógrafos em particular”, finaliza o professor Sandoval.

Próximos eventos

No dia 21 de janeiro também serão realizadas mais duas aula públicas: às 8h a professora Doutora Maria Goretti da Costa Tavares, da Universidade Federal do Pará, e do professor Doutor Antonio Carlos Cabral Carpintero, da Universidade de Brasília se reúnem com a turma de 2018.1, que cursa a disciplina "Disciplina Geografia do Pará", e discutem a "Formação Histórico-Geográfica do Estado do Pará: Dinâmicas, Sujeitos e Conflitos", também em formato on-line. Já às 19h, os alunos da disciplina Estágio Docente em Geografia III participam do debate "Território e Direitos Humanos na Amazônia: conversa com o Defensor Público Johny Giffoni", com o professor Johny Fernandes Giffoni é Bacharel em Direito, Especialista em Direito da Infância e da Adolescência, pela UFPA, e agora Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará. Como defensor público estadual, tem atuação destacada nas áreas de Direito Ambiental, Indigenista, da Infância e Adolescência e Direitos Humanos.

Serviço:

Aula Pública "O Patriarcado e as Múltiplas formas de Opressão: Contribuições Possíveis da Geografia e dxs geógrafxs: Conversa com a Geógrafa Mercedes Solá Pérez"

Data: 14/01/2021 - 19h

Plataforma: Google Meets

Aula Pública "Formação Histórico-Geográfica do Estado do Pará: Dinâmicas, Sujeitos e Conflitos"

Data: 21/01/2021 - 08h

Plataforma: Google Meets

Aula Pública "Território e Direitos Humanos na Amazônia: conversa com o Defensor Público Johny Giffoni"

Data: 21/01/2021 - 19h

Plataforma: Google Meets

Haverá emissão de certificado.

Realização

Professor Sandoval Amparo e Alunxs da Turma de Geografia Uepa 2017.1

Apoio

Grupo de Pesquisas e Territorialização Camponesas na Amazônia (GPTECA)

Grupo de Estudos O Espaço Local no Ensino de Geografia

Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre o Espaço Agrário e o Campesinato da Universidade Federal de Pernambuco (Lepec/UFPE)

Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Local Xingu-Araguaia.

 

Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)