Gastronomia, em Icoaraci, é o curso mais concorrido da Etapa 2020 do Forma Pará

 
Curso de Gastronomia fomentará estudos sobre as potencialidades locais
 
Com 19,52 candidatos por vaga, o curso de Gastronomia ofertado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Icoaraci, distrito de Belém, é o mais concorrido entre as 20 turmas ofertadas na etapa 2020 do Forma Pará. O Programa desenvolvido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), tem parceria com municípios e Instituições de Ensino Superior Públicas (IES). A prova de seleção da etapa será realizada no próximo dia 4 de julho. 
 
O segundo curso com maior demanda é Psicologia, ofertado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Jacundá, no sudeste paraense. São 14,46 candidatos por vaga. O curso de História, ofertado pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), em Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB), é o terceiro mais procurado, com 11,74 inscritos por vaga, e o quarto mais concorrido é Medicina Veterinária, ofertado pela Unifesspa, em Piçarra, região sudeste do Pará, com demanda de 10,10 candidatos por vaga.
 
“Nessa etapa do Forma Pará temos como parceiras, além da Uepa, todas as IES federais, exceto a UFPA, que nos informou, por meio de ofício assinado pelo reitor, a decisão de voltar a participar do programa apenas em 2022, quando as aulas voltarem a ser realizadas de forma presencial”, informou a secretária adjunta da Sectet, Edilza Fontes, gestora do Forma Pará. Ela acrescentou que a Universidade Federal do Pará participou da primeira etapa do Programa, em 2019.
 
A demanda dos cursos que terão prova em julho foi divulgada pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), responsável pelo processo de seleção para os cursos ofertados pelo Forma Pará. São 945 vagas disputadas com a realização de prova específica a ser aplicada ao mesmo tempo em 20 municípios das várias regiões do estado. 
 
A etapa 2020 do Programa oferta ainda 50 vagas para o curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) em Mosqueiro, que terá a seleção por meio da nota do Enem de 2019. Para esse curso a demanda ficou em 2,08 candidatos por vaga. O resultado da seleção para todos os cursos está previsto para ser divulgado no dia 6 de agosto.
 
Texto: Jeniffer Galvão (Ascom Sectet)
 
Foto: Ricardo Amanajás (Arquivo Agência Pará)