Mostra Experimenta Enem ajuda alunos a resolverem questões de Química

 
Na escola Augusto Meira, primeiro dia da Mostra Experimenta Enem reflete integração da Uepa com escolas da rede pública do Estado.

Dezesseis experimentos sobre diferentes conteúdos de Química, como funções inorgânicas, cálculos estequiométricos, termoquímica, eletrólise, velocidade de reações, chuva ácida, equilíbrio químico, reações e propriedades de compostos orgânicos compõem a I Mostra Experimenta Enem, desenvolvida no âmbito do subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvido na Universidade do Estado do Pará (Uepa). 
 
Às vésperas da prova de Ciências da Natureza e Matemática, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizada no domingo, 28, a Mostra reúne experimentos com o objetivo de auxiliar os alunos do ensino médio na resolução de questões do Enem, que requerem um raciocínio experimental. O primeiro colégio a receber a programação, foi a Escola Estadual de Ensino Médio Augusto Meira, na manhã de quarta-feira, 24. Hoje, 25, à tarde, e amanhã, nos períodos da manhã e tarde, a programação acontece na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Albanízia de Oliveira Lima.
 
Professora Lucicléia Pereira da Silva, coordenadora do projeto Práxis Profissional: Uma Construção Colaborativa na Interface Universidade-Escola, parte do subprojeto Pibid-Química, afirma que a ideia de organizar uma mostra de experimentos, voltada para alunos da educação básica que irão realizar o Enem, nasceu de uma preocupação com o baixo índice de acertos em questões de Química, especialmente as que requerem um raciocínio experimental. "Como a maioria não vivencia aulas experimentais nas escolas públicas, esta é uma oportunidade de ensiná-los a resolver este tipo de questão, ampliando o acesso aos métodos de construção do conhecimento científico e a possibilidade de acerto na prova", acentuou a professora. 
 
Ainda de acordo com Lucicléia, outro ponto importante, refere-se à formação inicial dos graduandos, que na atuação como bolsistas desenvolveram competências e habilidades para produzir novos materiais, explorando o potencial da experimentação, integrando teoria e prática durante a resolução das questões. E durante a mostra eles têm a oportunidade de interagir com os alunos do ensino médio.
 
Na escola Augusto Meira, as turmas do primeiro ao terceiro ano do ensino médio ano visitaram a I Mostra Experimenta Enem em horários alternados, para evitar aglomeração e manter os cuidados necessários em razão da pandemia de Covid-19. Nas bancadas dos experimentos, os estudantes eram recebidos pelos bolsistas Pibid e futuros professores de Química, que algumas vezes estavam diante de alunos na mesma faixa etária deles. "Pelo fato de eles terem quase a mesma idade que a gente, no início eu tinha um pouco de receio que eles não nos respeitassem, mas isso realmente não aconteceu, porque eles são muito respeitosos e recebem muito bem o auxílio que nós tentamos dar a eles", afima Flávia Alcântara, aluna do 6º semestre da Licencitura em Química.
 
O diretor da escola Augusto Meira, professor José Messiano Trindade Ramos reassaltou a boa acolhida que a equipe teve ao projeto, por reconhecer como uma forma de contribuir com o ensino. "A nossa escola é muito aberta a essas propostas inovadoras", afirmou. Já a professora de Química, Lúcia Teixeira, supervisora do projeto na escola, avaliou a importância de ajudar os alunos da licenciatura a terem contato com aqueles que serão seus futuros alunos. "É notável a diferença na formação do aluno que passa pelo projeto, porque ele tem a oportunidade de vivenciar o ambiente da escola por 13 meses, participando de atividades docentes, projetos e de um conjunto de experiências ricas", conclui. 
 
Experimetos disponíveis em vídeo
Além da mostra presencial nas escolas parceiras, o projeto também incluiu a produção de vídeos pelos bolsistas, com a orientação da professora Lucicléia e dos supervisores de área nas escolas, Lúcia Teixeira,  Glória Maria Costa e Dalglish Oliveira. Produzidos com o apoio do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP) da Uepa, os vídeos apresentam a resolução das questões e estão disponíveis no canal do Curso Licenciatura em Química no YouTube
 
A disponibilização dos vídeos foi uma medida alternativa para os estudantes de outras escolas, pois nesta primeira edição do Experimenta Enem o atendimento presencial foi restrito aos alunos das duas escolas parceiras. "Inicialmente, pensamos em convidar as escolas e alunos do entorno, no entanto, ainda estamos com restrições em decorrência da pandemia da Covid-19", explicou professora Lucicléia. 
 
Texto e fotos: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)