Uepa leva acessibilidade à 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

 
Eduepa terá estande próprio na edição deste ano

Alinhada aos pilares da juventude, acessibilidade, inclusão e tecnologia, que estruturam a programaçãda 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) leva ao evento, pela quinta vez consecutiva, o projeto Lamparina Acesa Literatura Acessível. A iniciativa é responsável pelo serviço de acessibilidade às pessoas com deficiência visual. A Feira, realizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), abre oficialmente nesta quarta-feira, 1, às 19h, e segue até a 5 de novembro, na Arena Guilherme Paraense, das 9h às 21h.

“Fomos chamados para organizar a acessibilidade da Feira e teremos, novamente, nosso estande. Inclusive serão contratados profissionais para a acessibilidade da área principal e nós, do Lamparina, estaremos à frente e continuaremos no serviço voluntário, acompanhando os visitantes com deficiência visual, nos espaços da Feira”, explica Joana Martins, idealizadora do projeto.

O Lamparina Acesa, vinculado ao Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA) da Uepa, oferece oficinas à comunidade em geral, entre elas, a do Livro Falado e a oficina de Iniciação à Audiodescrição. Joana explica que dentre as ações do Lamparina na Feira do Livro estão os serviços de guia-vidente e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizados por estudantes de Libras e voluntários, que participaram das oficinas do projeto. 

 
Na edição deste ano, a coordenação teve atenção aos cuidados necessários diante de um contexto pandêmico. "Primeiramente tivemos o cuidado em certificar que todas as pessoas que trabalharão no Lamparina estivessem vacinadas. Seguiremos o protocolo anti-Covid, com o uso de máscaras de proteção facial e a utilização do álcool em gel, além da higienização dos objetos e recursos expostos no estande. Outra medida vai ser evitar o compartilhamento dos fones de ouvido para o acesso aos livros falados", detalha Joana.
 

Eduepa com estande próprio 

 

No retorno das atividades presenciais da Feira Pan-Amazônica do Livro, a Editora da Universidade do Estado do Pará (Eduepa) estará presente em todos os dias do evento, em um dos 36 estantes montados na edição 2021. A Editora realizará lançamentos no Ponto do Autor, espaço dedicado ao lançamento de obras, comercialização e autógrafos. As obras a serem lançadas serão Sabenças do Padrinho, da professora Maria Betânia Barbosa de Albuquerque e, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, os lançamentos serão Religião e Cultura Visual no Brasil: Desafios e Métodos, e Evangélicos e Pentecostais.

 

"Além dos nossos livros autorais, que serão vendidos em condições especiais, também se fazem presentes em nosso estande, editoras universitárias parceiras como Editora Fiocruz, Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EdUERJ), entre outras que encaminharam livros e serão vendidos exclusivamente no espaço da Eduepa", informa Nilson Bezerra Neto, coordenador da Editora. Ele também destaca que a participação na Feira é a oportunidade de aumentar o volume de vendas e expandir o conhecimento. “Conseguimos aumentar o número de exemplares vendidos e as possibilidades de pagamento, o que contribuiu para o custo-benefício”, destaca.

 

Credlivro

 

Professores e técnicos-administrativos e operacionais em atividade na Uepa recebem o Credlivro, benefício para a compra de obras nos estantes da Feira Pan-Amazônica. O crédito será liberado no cartão do Banco do Estado do Pará (Banpará) e terá validade somente no período do evento. Os servidores que não tiverem a conta Banpará cadastrada para recebimento, ou que enfrentem algum problema em relação ao uso do cartão, devem comparecer à unidade do Banco localizada na Feira, portando RG, CPF e Contracheque, para emissão de um cartão extra. Para consultar o valor do crédito ao qual tem acesso, o servidor deve acessar o site, com o número do CPF. 

 
Planetário na Feira do Livro
 
O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), espaço de educação não formal vinculado à Uepa, integra a 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. Localizado na Rodovia Augusto Montenegro, próximo ao Magueirinho, o Planetário estará aberto para receber escolas e público em geral, durante a manhã, tarde e noite nos dias da Feira do Livro. Para visitar é necessário que o participante agende a ida pelo link disponibilizado no Instagram do Planetário. A visita inclui sessões na cúpula e acesso a todos os espaços de conhecimento do Centro: matemática, química, física e biologia. Nesse período são esperados 2mil visitantes.    
 
Segundo a diretora do Planetário, Acylena Coelho, a expectativa é grande para receber as pessoas durante os cinco dias de programação. “Esperamos que todos aqueles que vierem nos visitar tenham boas experiências porque planejamos e organizamos todas essas ações para receber esses participantes, tanto o público em geral, quanto alunos de escolas. Nós esperamos que todos tenham momentos agradáveis e enriquecedores”, disse a diretora.  Acylena convida o público a conhecer o Planetário nesse período, pois após a Feira do Livro o espaço só receberá visitantes no próximo ano. “Aquelas pessoas que não tiveram ainda a oportunidade de conhecer o nosso espaço, o façam durante o período da Feira”, ressaltou Acylena. 
 
Além de conhecer todos os espaços do Planetário, os visitantes poderão participar de uma ação socioeducativa, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão da Uepa (Proex), com apoio dos cursos de Biomedicina e Enfermagem da Uepa. A ação tem como objetivo a construção de conhecimento em saúde e o atendimento ao público visitante no Planetário. Nos dias 1, 2 e 3, as ações socioeducativas serão desenvolvidas com os alunos do ensino básico, das 9h às 17h. Os estudantes da Uepa apresentarão os resultados das Atividades Integradas em Saúde (AIS), com temas relacionados à análise microbiológica de água, fake news relacionadas à pandemia de Covid-19, guia sobre anti-inflamatórios e Doença de Chagas. Ao longo dos dias 4 e 5, o curso de Enfermagem realizará serviços de assistência à saúde, como aferição de pressão arterial, exames de glicemia, oximetria e outros relacionados à aferição dos sinais vitais.
 
Texto: Guaciara Barbosa, Larissa Silva e Sandy Brito (Ascom Uepa)
 
Fotos: Nailana Thiely (Ascom Uepa)