Parfor realiza ciclo de atividades no interior do Pará

 
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) realiza suas atividades há 13 anos na Uepa.

 

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove, no próximo dia 4 de julho, o I Complementar - Ciclo de Atividades Complementares, voltado aos alunos licenciados do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O evento, realizado por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), tem como objetivo proporcionar aos alunos do Parfor, a participação em atividades extracurriculares como palestras, rodas de conversa e oficinas, abordando temas que atendam às necessidades de sua formação. 

 

Com o tema “O Parfor e suas contribuições para a formação de professores na Amazônia”, o Ciclo de Atividades inicia seu planejamento com a abertura do módulo 2022/2 em formato virtual, lecionado pela professora Maria Ludetana Araújo, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao acessar a programação completa os participantes podem se programar para as demais atividades, que acontecerão presencialmente e abordarão questões sobre pesquisas em educação, saúde mental e abuso e exploração de crianças e adolescentes.

 

Para Izabel Oliveira, coordenadora do Parfor na Uepa, o projeto viabiliza o desenvolvimento profissional dos alunos licenciados e o incentivo à educação superior para a comunidade. "O Parfor cumpre um papel primordial na formação do ensino superior, atendendo os profissionais da educação básica em diversos municípios do estado, que planejam concluir sua capacitação. Eu acredito que pelos próximos 10 anos, as atividades do Parfor se estenderão em regiões de maior necessidade educacional, possibilitando o avanço mais efetivo do ensino superior”. 

 

A professora também situa o percurso da Uepa no Parfor, ao relembrar que a universidade está inserida no programa desde 2009, "contribuindo no acesso e permanência com sucesso destes professores da educação básica. O Parfor é uma política de formação necessária no contexto da região Norte, que pela sua realidade geográfica, dificulta o acesso à educação básica e superior a comunidade”,  conclui Izabel Oliveira.

 

O Ciclo de Atividades será realizado nos municípios de Portel, Cametá, Igarapé Miri e Muaná, onde atualmente estão sediadas as seis turmas de Licenciatura em Pedagogia do programa. A Coordenação do Parfor atua em colaboração entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os estados, municípios, o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior (IES). 

 

A Uepa é uma das instituições que promove as atividades do Parfor, um programa de âmbito nacional, que visa ofertar a educação superior gratuita e de qualidade, para professores em exercício nas redes públicas de educação básica, permitindo acesso à formação específica em curso de licenciatura aos profissionais em suas áreas de atuação.

 

Confira as datas do Ciclo de Atividades em cada município:

  • Portel: 06 e 07/07 
  • Cametá: 13/07
  • Igarapé Miri: 17/07 
  • Muaná: 27/07

 

Texto: Messias Azevedo (Ascom Uepa)

Foto: Acervo da Coordenação do Parfor (Uepa)