Edital de doutorado em Ciências Ambientais é lançado

 
Atualmente, há 103 alunos de mestrado e doutorado matriculados no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Uepa.

 

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) lançou o edital do Processo Seletivo 2023-2 para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) - Doutorado Acadêmico, Campus Belém. Com inscrições gratuitas, a seleção é destinada aos portadores de diploma de mestrado, em qualquer área do conhecimento, obtido em cursos avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC). Os interessados devem se inscrever no período de 8 a 26 de maio, por meio do envio dos documentos exigidos no Edital Nº 38/2023, em formato PDF, para o e-mail pcambientais@hotmail.com.

Serão disponibilizadas 25 vagas, sendo treze para candidatos cujos projetos sejam voltados para a área da mineração (recuperação ambiental e recursos hídricos na Amazônia); duas vagas para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas, pessoas trans e pessoas com deficiência; duas para servidores docentes efetivos da Uepa; outras duas para servidores técnico-administrativos efetivos da Uepa; e seis vagas para candidatos com projetos relativos às linhas de pesquisa e áreas de interesse descritas no edital.

O candidato deverá escolher uma das categorias descritas acima para efetivar a sua inscrição. Para o preenchimento das vagas, os aprovados serão classificados em ordem decrescente dos pontos totais obtidos. As atividades acadêmicas serão desenvolvidas em tempo integral. O processo de seleção do PPGCA será composto de três fases eliminatórias: análise do Currículo Lattes, defesa do projeto de pesquisa e entrevista (defesa do memorial acadêmico e questões livres).

O PPGCA está estruturado em uma área de concentração denominada Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Brasileira e duas linhas de pesquisa intituladas Meio Ambiente e Sustentabilidade e Estudos de Ecossistemas Amazônicos. O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 26 de junho.

Os candidatos que tiverem seus projetos aprovados e classificados na área de mineração receberão, de imediato, bolsas de estudos. Os classificados na modalidade Demanda Social e Políticas de Ações Afirmativas poderão receber bolsa do PPGCA, conforme disponibilidade do Programa. A distribuição dessas bolsas obedecerá a um processo seletivo interno, cujas normas serão divulgadas pelo colegiado do PPGCA. As bolsas captadas em projetos de pesquisa por docentes permanentes do Programa junto a agências de fomento serão destinadas aos seus orientandos, independente do processo seletivo interno.

Para esclarecimentos adicionais, enviar e-mail: pcambientais@hotmail.com. Por meio do site, também é possível ter acesso às informações do Processo Seletivo.

PPGCA 

O mestrado em Ciências Ambientais foi implantado em 2010, enquanto que o doutorado foi aprovado em 2020. Atualmente, há 103 alunos de mestrado e doutorado matriculados no Programa. De acordo com o professor Altem Nascimento Pontes, coordenador do PPGCA, o Programa já formou 11 turmas de mestrado, sendo 10 delas em Belém e uma no campus de Marabá. Um total de 134 mestres em Ciências Ambientais já foram titulados.

“A missão da Uepa é ‘produzir, difundir conhecimentos e formar profissionais éticos, com responsabilidade social, para o desenvolvimento sustentável da Amazônia’. Essa é também a missão do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Uepa”, afirmou Altem Pontes.

Texto: Monique Hadad (Ascom Uepa)

Foto: Bruno Cecim (Agência Pará)