Parceria entre Uepa e Guarda Municipal de Ananindeua capacita agentes

 
O reitor da Uepa, Clay Chagas, destaca parcerias para realização do curso de formação

Para marcar o início das atividades do Curso de Capacitação e Promoção da Guarda Civil Municipal de Ananindeua (GCMA) foi realizada na manhã desta quinta-feira, 15, a cerimônia alusiva às aulas dos cursos de subinspetor e inspetor da GCMA, na Associação Empresarial de Ananindeua. O projeto, inédito no Pará e realizado pela primeira vez no município, visa a promoção e qualificação dos profissionais de segurança pública. A iniciativa é um convênio entre a Prefeitura de Ananindeua, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Ananindeua e a Universidade do Estado do Pará (Uepa).

 

O secretário de Segurança de Ananindeua, Alexsandro Fonseca, agradeceu a parceria da Uepa e parabenizou o reitor Clay pela realização do curso e pelo apoio da instituição. Em seguida, falou sobre o curso. “Esse é um projeto piloto, que deve ser copiado por todas as demais guardas municipais do estado”, destacou o titular. Ele também explicou que o curso “tem como propósito qualificar os guardas para exercer as funções de comando e chefia, de forma que se conheça tecnicamente as nuances do serviço de planejamento a nível estratégico, técnico e operacional”.

O reitor da Uepa, Clay Chagas, participou do evento e compôs a mesa de abertura. Ele destacou que o processo para a realização do curso só é possível pela parceria entre várias instituições. “A Universidade está de portas abertas com o que for necessário para contribuir com a segurança desse estado”, declarou o reitor. Chagas também considerou que a formação de um corpo técnico especializado no tema da segurança passa pelas universidades públicas. Ao final, deu boas-vindas aos alunos.“As universidades têm muito a oferecer e contribuir com a formação, sintam-se presentes e alunos dessa Universidade, que é um patrimônio de todos nós paraenses”.

O prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, encerrou as falas oficiais considerando que é preciso investir em qualificação. “Hoje a gente dá um passo importante. Não é só a promoção, mas que a gente possa aliar o fato da promoção com a qualificação. Somos os primeiros do estado e iniciativas como essa, bem feitas, servem de referência para outros municípios”.

Participaram ainda da cerimônia, o tenente coronel Geraldo Falcão, representante da Segup, e o presidente da Federação Paraense de Entidades de Guardas Municipais (Fepeguam), Esaú Araújo, entre outras autoridades. 

Formação

O curso ofertado aos Guardas Municipais começa na próxima segunda-feira, 19, com três turmas, duas para formação de subinspetor e uma para formação de inspetor, e conta com parte do corpo docente de professores da Uepa. Serão 25 alunos por turma, com o objetivo de capacitar todo o efetivo, composto por 141 componentes. O aprimoramento profissional habilita os guardas a exercerem cargos de chefia e liderança nas funções institucionais e com conhecimento de técnica.

Texto e foto: Marília Jardim (Ascom Uepa)