Coleção Zoológica anima Campus I com VII Mostra

 
Sheila, uma aranha caranguejeira de cinco anos, foi a atração da Mostra.
 
A VII Mostra Zoológica da Uepa animou servidores e pessoas que aguardavam vacinação para a Covid-19 no Campus I na última sexta-feira, 22. Mais de mil amostras de animais, do menor inseto a um enorme crânio de jacaré, chamaram a atenção no Espaço de Convivência do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e levaram informação e conscientização à população sobre a importância da fauna. Sheila, uma aranha caranguejeira de cinco anos, foi a atração da Mostra.
 
A exibição sempre foi parte do calendário anual da Coleção Zoológica Dr. Joachin Adis, entretanto, devido à pandemia, o evento não ocorria desde 2019. “Nossa vocação é essa, a de levar informação, apresentar essas espécies às pessoas. Com a suspensão das atividades presenciais, ficamos impedidos de fazer nossas ações. Todo mundo na Coleção estava muito ansioso e vimos uma oportunidade nesta celebração do Dia do Servidor no Campus”, explicou a responsável pela Coleção, Ana Lúcia Gutjahr.
 
A presença da aranha Sheila chamou atenção de quem prestigiou a Mostra. Alunos da equipe que integra a Coleção manejaram o aracnídeo para as mãos dos visitantes mais corajosos. “O medo das aranhas, muitas vezes, começa na infância. Mas aqui na nossa Região, apenas a aranha armadeira é perigosa e nem é comum nas zonas urbanas. As demais espécies não prejudicam as pessoas, pelo contrário, são de grande ajuda, pois controlam as populações de moscas, mosquitos e baratas, estes sim nocivos por serem vetores de doenças”, ensinou a curadora.
 
A aluna de Biologia Sofia Vital foi ao Campus se vacinar e topou o contato com Sheila. Apesar do medo inicial, ela elogiou a experiência. “Primeiro fiquei apreensiva e senti que ela é pesadinha. Depois, respirei fundo e aproveitei a sensação. Ela é muito dócil e fofa!”, elogiou. A estudante de Pedagogia Márcia Dias observou com curiosidade cada uma das seções da Mostra e aprovou a iniciativa. “Vi alguns insetos que são parte do nosso dia a dia mas que não sabemos nada sobre. Acho importante aprender e entender o papel desde bichos na natureza”, contou.
 
Texto e fotos: Fernanda Martins (Ascom Uepa)