Em Santarém, Ambulatório de Neurologia recebe novos materiais

 
Representantes da Uepa e do TJE-PA durante entrega dos materiais

O Ambulatório de Neurologia do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Santarém, recebeu novos materiais para os atendimentos clínicos realizados na unidade. Os equipamentos foram garatidos a partir do pedido encaminhado ao Edital 7170/2021, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, que aprovou a liberação de recursos.

Foram entregues negatoscópios, lousas, computador, impressora, escadinhas para acesso aos pacientes nas macas e instrumentos para exame neurológico, entre eles, martelo de reflexos, diapasão, oftalmoscópios portáteis, brinquedos educativos, acessórios para a sala de atendimento as crianças, entre outros.

O Ambulatório beneficia os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), residentes dos bairros da cidade e os alunos de Medicina, que aprendem na prática os ensinamentos repassados em sala de aula. No local são realizados atendimentos médicos especializados com consulta, encaminhamento para exames complementares e tratamento específico, além da discussão científica de casos realizados pelos estudantes com a supervisão do professor de Neurologia.

De acordo com o professor Marcos Honorato, responsável pelo local, o Ambulatório “melhora o processo de ensino especializado sobre as doenças neurológicas que são prevalentes na população, como autismo, epilepsias, cefaléias, acidente vascular cerebral, Doença de Parkinson e Alzhemer.” E nesse ambiente, segundo o docente, “os alunos têm a chance de adquirir mais conhecimentos práticos quanto ao diagnóstico e manejo desse tipo de paciente. Para a comunidade é mais um local onde o indivíduo portador de uma dessas doenças pode receber um acompanhamento humanizado e de qualidade, sempre baseado em evidências científicas”, afirma.

Os materiais foram distribuídos na semana de aniversário do campus da Uepa em Santarém, que completou 23 anos no último mês de outubro. Durante a programação também foram entregues instrumentos para o Curso de Música e realizadas ações interprofissionais de saúde para os servidores, live cultural com músicas e danças e arrecadação de materiais de higiene pessoal para a Casa Rosa, fundação que apoia mulheres em tratamento de câncer.

O aluno de Enfermagem, Matheus Sallys, participou do evento e auxiliou os serviços de bem estar e saúde oferecido aos servidores. Ele conta que essa foi uma oportunidade de aprender e celebrar mais um aniversário do Campus. "A Uepa é, para mim, mais que uma Universidade, significa uma família. Um corpo de pessoas que me recebeu de braços abertos me acolhendo e acreditando nos meus sonhos, local no qual já foi ponto de início para várias carreiras de renome e tá sendo também meu ponto de partida", afirma. 

 

Texto: Rebeca Costa (Ascom Uepa)

Foto: Coordenação do Campus