Professora da Uepa entre os finalistas do Prêmio Educador Transformador

 
Professora Vanessa Novaes em aula no interior do Pará

 

O Prêmio Educador Transformador, parceria da Bett Brasil, Instituto Significare e Sebrae, é considerado um dos maiores eventos de educação e tecnologia da América Latina, criado com o objetivo de reconhecer e promover práticas educacionais transformadoras. A Professora da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Vanessa Novaes ficou entre os finalistas do Prêmio Educador Transformador 2023, categoria Educação Superior, realizado em São Paulo (SP), com o projeto finalista Transpondo Barreiras e Superando Limites por meio da Criatividade no Ensino em Saúde na Amazônia.

Foram cerca de três mil professores inscritos no total e somente 70 foram selecionados com os projetos mais inovadores do país. Vanessa ficou entre os 10 professores finalistas selecionados do Ensino Superior. "O projeto foi desenvolvido e aplicado dentro do contexto do programa estadual de educação superior Forma Pará, onde os docentes da Uepa se deslocam para o interior, ilhas de ribeirinhos e regiões rurais aqui da Amazônia. Ministramos aula em módulos e muitas pessoas carentes conseguem se formar e ter um diploma de ensino superior. A infraestrutura para ensino nestas localidades é escassa, nem sempre temos as condições ideais para o ensino. Eu sou professora de Anatomia e quando fui para esses interiores me deparei com a ausência de órgãos e laboratórios de prática, com isso criei alternativas para garantir as aulas práticas, mesmo sem órgãos e peças de anatomia. Desta forma busquei alternativas como a dissecação de órgãos de porco (que são bem parecidos com humanos); fiz oficina de pintura corporal para estudar músculos do corpo, oficina de elaboração de peças anatômicas com gesso, argila e biscuit, e até comprei uma roupa de músculos e ossos e fui dar aula fantasiada de esqueleto", explica.

A professora afirma que encontrou nas dificuldades, uma oportunidade de inovar. E deu certo!  "Estou muito feliz por este reconhecimento e muito honrada em ter representado a região Norte, a região amazônica e a Uepa neste evento nacional. Para mim é incrível ter este reconhecimento pelo meu esforço e dedicação à docência. Escolhi esta profissão, porque eu amo o que eu faço e quero sempre fazer a diferença na vida dos meus alunos, pois eles fazem a diferença na minha vida. Estar no evento com outros professores tão brilhantes me fez pensar fora da caixinha e volto para o Pará cheia de ideias e parcerias", afirma a professora, entusiasmada.

O evento Bett Brasil, realizado no último dia 12 reuniu toda a comunidade educacional para o diálogo e fomento de novas ideias para o setor. E mesmo sem ter recebido a premiação concedida aos primeiros colocados, sentiu-se gratificada pela experiência.

Em Belém, Vanessa atua no Departamento de Morfologia e Ciências Fisiológicas e dá aulas na Escola de Enfermagem, Campus IV. Para a professora, "educação inovadora e transformadora é aquela que chega a todos. Que transforma a vida dos alunos e que oferece subsídios para que os alunos se tornem profissionais ainda melhores que seus professores baseado no aprendizado por competências. Quando vejo alunos meus se destacando, eu me sinto parte desta conquista, e eu quero que meus alunos voem tão alto que eu não consiga nem vê-los de tão longe".

 

Texto: Diane Maués (Ascom Uepa)
Foto: Arquivo Pessoal Vanessa Novaes