Um auditório com lotação completa, além de uma audiência média de 100 pessoas no canal da Universidade do Estado do Pará (Uepa) no YouTube [1], foram indicativos da importância do lançamento do Programa de Qualificação e Valorização dos Técnicos (Proqtec) da universidade, com o objetivo de valorizar e qualificar o pessoal técnico administrativo e operacional, viabilizando o acesso e a permanência desses servidores em cursos de mestrado e doutorado, inicialmente em Programas de Pós-Graduação (PPG’s) da própria universidade, que firmaram parceria com a gestão, para viabilizar essa etapa inicial do Programa.
Em um momento histórico para a instituição, como afirmou o reitor da Uepa, Clay Chagas, participaram da apresentação do Proqtec, a vice-reitora, Ilma Pastana, o pró-reitor de gestão e planejamento Carlos Capela, e o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Jofre Jacob, que expôs, detalhadamente, o Programa, concebido pela equipe da Propesp em sucessivos diálogos com integrantes da gestão superior e da diretoria de gestão de pessoas. Na ocasião, a professora Ilma lembrou que desde o período de campanha eleitoral, ela e o reitor incluíram a valorização do servidor técnico entre as metas prioritárias de gestão. “Estou muito feliz não só por este momento como pelo cumprimento de toda a nossa gestão. E a gestão não trabalha só para o professor. Nós trabalhamos para toda a Uepa e isso inclui o corpo técnico”.
“Dia ímpar da nossa história, Um dia para ficar na nossa memória e que faz parte das comemorações dos 30 anos da nossa universidade. Mas, não se limita aos 30 anos. É dos 31, 32, 33 e dos anos seguintes, porque aqui estamos apresentando um programa contínuo”, afirmou Clay Chagas ao destacar que a implementação do Proqtec exigiu muito do coletivo, inclusive de “negociações externas, como as que o professor Carlos Capela precisou fazer junto a outros órgãos, como Seplad e Sefa, para garantir provisão orçamentária para nossos técnicos terem a ajuda de custo necessária para permanecerem no curso até o final, porque isso impacta na avaliação do curso pela Capes”, afirmou o reitor.
Programas de Pós-Graduação Parceiros
Ao apresentar o Proqtec, o professor Jofre Jacob destacou que para efetivar essa etapa inicial, uma das primeiras iniciativas pensadas foi firmar parcerias com os Programas de Pós-Graduação da própria instituição. Nessa fase, participam o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), o Programa de Pós-Graduação Ensino e Saúde na Amazônia (PPGESA), o Programa em Ciências Ambientais (PPGCA) e o Programa de Biologia Parasitária na Amazônia, com representatividade de todos os centros que constituem a instituição.
PPGED
Sobre a participação do primeiro PPG da Uepa na proposta do Proqtec, a coordenadora Marta Genú, ressaltou que houve unanimidade na votação a favor, realizada pelo colegiado do PPGED. A professora afirmou que um dos papéis de uma universidade é universalizar o conhecimento e que isso deve incluir os técnicos da própria instituição.“Somos uma referência. Nosso PPGED é o único no Brasil que tem em torno de 1.500 inscritos no Processo Seletivo. E neste Proqtec vamos oferecer 10 vagas para o doutorado e 15 para o mestrado. Dessa forma a gente inicia o trabalho de qualificação da casa”, afirmou.
PPGBPA
Robson Domingues, coordenador do PPG de Biologia Parasitária na Amazônia ESA disse que sentia-se orgulhoso de estar no lançamento desse Programa de Qualificação, porque iniciou a carreira na instituição ainda em 1988, quando ainda era Fundação Educacional do Estado do Pará (FEP), como técnico administrativo e depois teve a oportunidade de passar numa seleção para professor e pode se qualificar. Ele também mencionou o fato de que na área de saúde os PPGs, quando foram criados, sempre tiveram cotas para o quadro administrativo. “Isso foi interrompido por uma iniciativa do Ministério Público e agora a gestão conseguiu resolver, o que nos dá muita alegria e vai permitir que nosso PPG oferte dentro do Proqtec, 10 vagas de doutorado e cinco vagas para o mestrado.
PPGCA
À frente da coordenação do PPPGCA inserido na área Interdisciplinar, o professor Altem Pontes parabenizou a gestão pela iniciativa de implantar esse programa de qualificação. Em uma apresentação sobre o PPG, ele mencionou que os cursos de mestrado e doutorado têm professores de todos os Centros da universidade. Além disso, apontou alguns números: “desde 2011 já formamos 135 mestres em Ciências Ambientais. Atualmente temos 102 alunos, 72 mulheres e 30 homens. Ou seja, temos o predomínio das mulheres entre as alunas”. Sobre o lançamento, o professor Altem, afirmou: “não lembro de algo parecido nos últimos anos em que estou aqui. Agradecemos o convite feito ao PPGCA”.
PPGG
O vice-coordenador do Programa de Geografia, professor Carlos Jorge Nogueira de Castro afirmou que muitas pessoas pensaram e tiveram a sensibilidade de entender a importância do técnico. “Temos a satisfação em recebê-los e observamos a importância desse momento histórico. Entendemos a importância da qualificação e valorização dos servidores públicos. A gente entende as dificuldades que o técnico tem em avançar nos seus estudos. Conseguimos ver e compreender esse momento como uma oportunidade”. Ele anunciou que o PPGG ofertará 10 vagas no âmbito do Proqtec.
PPGESA
Patrícia Daniele de Lima, coordenadora do PPGESA, afirmou a honra do PPG em poder dar esse retorno para os técnicos administrativos. “Sem os técnicos a gente não conseguiria desenvolver o nosso trabalho. Temos uma história de formação de docentes e agora a gente espera receber vocês em um edital exclusivo para técnico administrativo, tanto no mestrado quanto no doutorado, que esperamos lançar no segundo semestre”, previu a coordenadora.
Rogério Bessa, que atuou como representante da categoria de técnicos no Conselho Superior (Consun), destacou duas principais pautas da categoria: “o PCCR e a nossa qualificação e valorização. O servidor técnico qualificado e bem remunerado se sente feliz e pode realizar o trabalho com mais eficiência e eficácia”, afirmou.
Na última parte da reunião de lançamento, o professor Jofre Jacob se emocionou ao falar sobre a importância do Proqtec e rememorar a própria história como servidor da instituição. “Isso era um sonho desde quando fui pró-reitor outra vez e agora, com o apoio da gestão superior, isso foi possível. Havia muitos entraves. Eu comecei nesta instituição como técnico operacional e tive a oportunidade de fazer toda essa formação de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Eu devo toda a minha formação a essa universidade, porque tive bolsa de mestrado, de doutorado e pós-doutorado e essa oportunidade também tem de ser ampliada para outras pessoas. Nós somos uma instituição formadora. Se nós formamos tanta gente, porque não formarmos os nossos?”, refletiu.
Texto: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)
Fotos: Monique Hadad (Ascom Uepa)