Abruem debate os "Desafios do Ensino Remoto"

 
Seminário, organizado pela Abruem, será transmitido pelo canal do YouTube da Universidade de Pernambuco (UPE)
 
A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) realizará nos dias 25 e 26 de novembro Seminário com a temática Desafios do Ensino Remoto Emergencial na Educação Superior, aberto a todas as comunidades acadêmicas das 46 universidades afiliadas.
 
O evento, que será mediado por tecnologias, ocorrerá durante os períodos matutino e vespertino. O Seminário está sendo organizado pela Abruem e a Universidade de Pernambuco (UPE) será a responsável pela transmissão, no canal oficial da UPE no Youtube, a partir das 9h do dia 25.
 
No primeiro dia de evento, após a abertura, a pró-reitora de Graduação da Uepa e integrante da Câmara de Graduação, Ana da Conceição Oliveira, contribui com o debate sobre Experiências de educação on-line no contexto da pandemia: a formação docente e o uso das tecnologias digitais em IES afliadas à ABRUEM.
 
No dia seguinte, 26, o reitor da Uepa, Rubens Cardoso, que também compõe a Câmara de Gestão, Governança e Legislação, participa de dois momentos do evento: às 9h, nas discussões sobre Gestão, Governança e Legislação nas Universidades Estaduais e Municipais em tempos de pandemia; e às 17h, coordena a mesa sobre Transformação da saúde pública através da inovação. Ainda no segundo dia de Seminário, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Renato Teixeira, que integra a referida Câmara na Associação, representa a Uepa durante a apresentação da temática O ensino remoto no âmbito da pós-graduação: desafios e perspectivas para o pós-pandemia. 
 
 
Seminário - Diante da pandemia da covid-19, as universidades mundo afora se viram com o desafio de se reinventaram e anteciparem em anos novos processos de ensino-aprendizagem.
 
O ensino mediado por tecnologias acabou sendo a solução para a continuidade das aulas durante esse período e tem se aprimorado a cada dia. Muitas universidades já trabalhavam com ensino à distância há anos, no entanto, a pandemia fez com que elas tivessem que se adequar, readequar, aprimorar e reaprender técnicas para a implementação do que chamamos de ensino mediado por tecnologias da informação e da comunicação.
 
Diante deste contexto e cenário vividos neste ano de 2020, a Abruem decidiu realizar o Seminário para discutir amplamente as realidades da Educação Superior nestes oito meses de pandemia e as perspectivas para o pós-pandemia. De acordo com o presidente da Abruem, Rodrigo Zanin, o Seminário é fundamental para mostrar a unidade das universidades estaduais e municipais, sobretudo neste momento em que todas estão enfrentando os mesmos desafios relacionados à oferta de ensino mediada por tecnologia.
 
"Algumas universidades estão mais adiantadas neste processo de ensino remoto, outras ainda em fase de implementação, mas todas compartilham o mesmo desafio imposto pela realidade da pandemia", explica o presidente.
 
Consta da programação do Seminário, palestra abordando a temática do evento, que será ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Eduardo Bielschowsky, e pelos reitores das Universidades Estaduais de Campinas e da Paraíba, Marcelo Knobel e Antonio Guedes Rangel, respectivamente. Também haverá, ao longo do evento, apresentações e palestras das Câmaras Técnicas da Abruem, todas relacionadas à realidade da educação durante a pandemia do novo coronavírus.
 
Serviço
 
Seminário Abruem
Data: 25 e 26 de novembro
Horário: a partir das 9h
Não é necessário fazer inscrição.
 
Texto: Ascom Abruem