Projeto leva conteúdos ambientais a jovens estudantes, em Castanhal

 

 

Com o propósito de contribuir com a formação de cidadãos conscientes, através da transmissão de conceitos essenciais sobre a educação ambiental, alunos da turma de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária de 2022 da Universidade do Estado do Pará (Uepa), do Campus XX, realizaram o projeto Engenheiros do Futuro: Cuidando do Meio Ambiente no Presente, coordenado pela professora Gleicy Karen Abdon Alves Paes. A iniciativa surgiu no âmbito da disciplina Introdução à Engenharia Ambiental e Sanitária. 

O Engenheiros do Futuro foi elaborado em 2019 e já havia sido executado, mas com a chegada da pandemia de coronavírus não houve a realização das ações da disciplina em 2020 e 2021. Após dois anos, o projeto voltou a ser praticado entre os calouros deste ano. "A ação tem foco interdisciplinar, porque envolve a educação como um todo, envolve saúde mental, meio ambiente, perpassa pela coleta seletiva, sobre como repor resíduos perigosos, além da inclusão, preservação e, principalmente, a qualidade de vida", explicou a coordenadora Gleicy Karen. 
 
A turma que reuniu 30 estudantes da Uepa, realizou demonstrações dos conteúdos universitários para 300 alunos do 1° ao 8° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irene Rodrigues. Fabiane Pereira, mestranda da turma de Ciências Ambientais, que participou como calaboradora do projeto, conta que foram abordados diversos assuntos de várias vertentes educacionais. "O projeto também oportunizou que as crianças tivessem dinâmicas de interações e de bons relacionamentos entre professores e alunos, até porque viemos de um período pandêmico, que afastou as crianças de se relacionar com outras crianças", acrescentou. 
 
Para o aluno Pedro Henrique, estudante do curso de graduação, as ações feitas serão de grande importância, pois abordam os problemas ambientais presentes e sobre como buscar soluções para melhorar o ambiente. "No começo, foi um pouco difícil de imaginar como iríamos tirar todas aquelas coisas do papel e pôr em prática, já que até então achávamos difícil, mas com incentivo e persistência, conseguimos fazer tudo de forma correta e acredito que deixamos uma sementinha do conhecimento ali com as crianças", disse. 
 
Texto: Vitória Reimão (Ascom Uepa)

Foto: Acervo do Projeto (Uepa Campus XX)