Programa Decola vai financiar ideias empreendedoras universitárias

 
Inscrições abertas até o dia 1º de julho.

 

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (Sectet) lançam nesta quarta-feira, 1º, o edital do Programa Decola que selecionará 60 projetos para desenvolvimento de produtos, serviços ou processos inovadores, em especial nas áreas da saúde, educação, engenharia e tecnologia. 

 

A iniciativa é voltada aos alunos, professores e técnicos da Uepa, além de alunos das escolas públicas de ensino médio regular ou profissional da rede de ensino do Pará. Os interessados devem formar times de quatro pessoas para submissão de propostas, conforme as regras do edital. As inscrições serão realizadas de hoje até o dia 1º de julho.

 

As ideias devem apresentar soluções pautadas na inovação e sustentabilidade (social, ambiental e econômica) através de argumentos técnico-científicos para problemas da sociedade, em especial da região amazônica. Os selecionados receberão apoio financeiro e técnico para incentivar e valorizar as atividades de inovação e empreendedorismo. 

 

Para o reitor da Uepa, Clay Chagas, o projeto tem como diferencial o público-alvo e a utilização de conhecimento produzido na Universidade. “O projeto decola é uma iniciativa da Uepa para transformar conhecimento científico em ideias com potencial empreendedor, em várias áreas do conhecimento e assim contribuir para o desenvolvimento da região, para além dos três pilares já consolidados da Universidade como ensino, pesquisa e extensão”, pondera. 

 

Como requisito para submissão de um Projeto de Iniciação Empreendedora, deve ser formado obrigatoriamente um Time Empreendedor, composto pelos seguintes integrantes: 

 

Tutor: um servidor em efetivo exercício de cargo da carreira docente ou técnico, administrativo e operacional da Uepa. 

 

Bolsistas de Iniciação Empreendedora: dois estudantes regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da Uepa, que não estejam cursando o último ano dos seus respectivos cursos no ato da submissão do projeto.

 

Bolsista de Iniciação Empreendedora Júnior: estudante regularmente matriculado em uma escola pública de ensino médio regular ou profissional da rede de ensino do Estado do Pará, que não esteja cursando o último ano desta etapa da educação básica no ato da submissão do projeto de iniciação empreendedora ao presente edital. 

 

O programa é coordenado pelos professores Natácia Silva e Anibal Brito Neto. Segundo eles, a iniciativa surgiu para identificar propostas na Universidade que possam dar soluções significativas e inovadoras para demandas da sociedade, mas que se adequem a um modelo bem específico de empreendimento nascente. "É importante ressaltar que no programa nós vamos auxiliar as 60 ideias aprovadas nessa primeira fase, a acelerar seu potencial empreendedor, desde a concepção até a implantação", reforça Natácia Silva.

 

No site do Programa Decola será possível acompanhar atualizações sobre o programa. Eventuais dúvidas em relação ao edital podem ser encaminhadas aos canais de comunicação do Decola: (91) 98112-1230. E-mail: decola@uepa.br.

Texto e foto: Nailana Thiely (Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Uepa)