Mais bolsas do Pibid e de Residência Pedagógica na Uepa

 
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) foram expandidos com o acréscimo de 309 novas bolsas.

 

Com o objetivo de fomentar ações pedagógicas e científicas que impactem a qualificação e formação acadêmica, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), oferece programas de bolsas para promover a qualidade da docência e da educação básica pública no Brasil. Dentre essas iniciativas, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) se destacam na contribuição e valorização da formação de docentes.

Os programas Pibid e PRP foram expandidos com o acréscimo de 309 novas bolsas, aprovadas nos editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Atualmente, são 288 bolsas Pibid, distribuídas em 12 subprojetos, em oito campi da Uepa, e 285 bolsas PRP, distribuídas em 19 subprojetos, em 10 campi da universidade.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma iniciativa de formação inicial de docentes, que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos dos cursos de graduação, que desenvolvam suas práticas pedagógicas em escolas da rede pública colaborando com a qualidade da educação básica pública. A Uepa está inserida no programa desde 2011, e beneficia especialmente os discentes do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), centro que forma maior número de licenciados na universidade.

Além do Pibid, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Executado pela Capes, o programa tem como objetivo fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, promovendo o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

Segundo o professor Higson Rodrigues, coordenador de Programas e Projetos da Uepa, essas iniciativas “incentivam a valorização da formação inicial dos professores de todas as licenciaturas, além de fortalecer os cursos das licenciaturas da Uepa com aprofundamento teórico-prática da formação de estudantes, cooperando para a construção da identidade profissional docente”. Ainda de acordo com o professor, ao falar sobre a contribuição dos programas no âmbito da universidade, “o aumento das bolsas Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP), é importante pois fortalece a relação entre a Uepa, redes de ensino e os cursos formação de professores da universidade, preparando-os para a sua atuação profissional com base nas experiências vivenciadas no chão da escola pública do Estado do Pará”, conclui o professor.


Texto: Messias Azevedo (Ascom Uepa)
Foto: Nailana Thiely (Arquivo Ascom Uepa)

Tags: