Seminário discute questões contemporâneas da pesquisa em Bioantropologia

 

 

O Grupo de Pesquisa e Estudos em Bioantropologia (GEB) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove, de 6 a 8 de outubro, a edição especial do III Seminário de Bioantropologia do GEB/UEPA 2020 – Internacional Online, com o tema Bioantropologia: Do Trabalho de Campo ao Mundo Virtual. Os valores de inscrição dependem da data de solicitação. Todas as informações podem ser encontradas no site do evento. 

 

A programação inclui palestras e conferência, com transmissão pelo perfil do GEB/Uepa Youtube, e pretende promover reflexões por meio de pesquisas e perspectivas no campo da Bioantropologia, desde tempos originários até o contexto da atual pandemia, como a análise das várias situações de vulnerabilidade dos mais diversos povos.

 

Entre as temáticas e palestras do evento estão: Antropologia da Alimentação na Amazônia em tempos de pandemia da Covid-19; Covid-19 nas Nacionalidades indígenas da Amazônia equatoriana; O Uso da Folk Medicine na Religião de Matriz Africana Umbanda em São Miguel do Guamá, Estado do Pará; Mediação em conflitos fundiários indígenas na cidade de Manaus; Pesquisa de campo na Amazônia paraense: experiências e aprendizados entre povos, rios, cidades e floresta;Food insecurity, Stress and Age at Menarche among US Adolescents; Cuerpos amazónicos: etnofisiología urarina (Amazonía peruana) y técnicas de la contaminación, entre outros.

 

Para a professora doutora Ligia Filgueiras, líder do Grupo de Pesquisa em Bioantropologia do Pará, o formato online do evento ampliou a participação de pesquisadores brasileiros e de fora do país. “Na atual conjectura que vivemos, o evento online acaba proporcionando melhores condições de atingirmos mais pessoas, especialmente as que estão fora do Estado do Pará. Entre os convidados, há palestrantes de países como Colômbia, Peru, Espanha, Alemanha e Estados Unidos, com vasta experiência na área”, afirma.

 

A Bioantropologia investiga os processos evolutivos e adaptativos bioculturais e a relação com o ambiente natural desde os ancestrais primatas (Primatologia), os hominídeos do passado (Paleoantropologia) até as populações humanas contemporâneas (Biologia Humana), e auxilia nos estudos das bases biológicas e socioecológicas do comportamento humano no passado e no presente. O evento, na terceira edição, pretende avaliar as reconfigurações que a atual pandemia implica ao modo de atuação dos profissionais da área. 

 

Serviço:

 

III Seminário de Bioantropologia do GEB/UEPA 2020 – Internacional Online

Data:  6 a 8 de outubro de 2020 

Site do evento:  https://www.even3.com.br/iiisem_biontro_geb_2020/

Inscrições: de 15.08 a 28.09 = R$ 15; e de 29.09 a 05.10 = R$ 20

 
 
 

 

 

Texto: Nailana Thiely/ Ascom Uepa

Foto: GEB/ Uepa