Servidores voltarão às atividades 100% presenciais na próxima quarta, 8

 
O presidente do Comitê de Biossegurança da Uepa, Pedro Vasconcelos, apresentou informações sobre o bandeiramento no estado
Todos os servidores - docentes ou técnicos - da Universidade do Estado do Pará (Uepa) voltarão às atividades de forma 100% presencial, a partir da próxima quarta-feira, 8. A decisão foi tomada de forma unânime pelos integrantes do Conselho Universitário (Consun), reunidos na tarde desta quinta-feira, 2, de forma híbrida.
 
A definição também foi baseada nas ponderações do presidente do Comitê de Biossegurança da Uepa, o virologista Pedro Vasconcelos, que participou da reunião extraordinária. O especialista destacou pontos em relação ao bandeiramento verde no estado e ao Decreto 800/2020, divulgado na última sexta-feira,  27.
 
“O Governo do estado liberou quase todas as atividades a voltarem as condições normais de antes da pandemia. Outra característica é que nós temos todo o corpo docente e técnico da Uepa vacinado com as duas doses, ou seja, com vacinação completa.  Todos os alunos já tomaram pelo menos uma dose da vacina, e os das ciências biológicas já fizeram o esquema completo”, explicou.
 
Vasconcelos, que acompanha a trajetória da pandemia no estado desde março de 2020, também apresentou aos conselheiros informações relativas à queda no número de casos no estado e poucos leitos ocupados nos hospitais. “Pouquíssimos casos de Covid foram notificados nos últimos 15 dias, e o número de leitos ocupados, sejam eles clínicos ou de UTI, são muito pequenos, abaixo de 10% e isso garante uma segurança a mais para que nós tenhamos, então, todas as condições do retorno com tranquilidade e segurança para a nossa comunidade e todo o entorno da universidade”, defende.
 
As atividades que irão retornar na próxima semana, segundo os conselheiros, incluem as de caráter administrativo, além das de ensino, pesquisa e extensão. Nos próximos dias, a Pró-Reitoria de Gestão e Planejamento (Progesp) irá divulgar um memorando circular, contendo todas as informações necessárias ao retorno. 
 
Os integrantes do Consun também aprovaram a elaboração de um Plano de Retorno Gradual das atividades acadêmicas, que considere as especificidades de alunos e professores em cada centro de ciências e campi. Uma comissão, cuja presidência será da pró-reitora de Graduação, Celia Virgolino, ficará à frente do estudo, que deverá ser apresentado na reunião do Consun, em outubro.
 
O reitor da Uepa e presidente do Consun, Clay Chagas, considerou que a execução das atividades com segurança sempre foi a prioridade do Conselho e que as decisões foram baseadas nas avaliações do Comitê de Biossegurança. Chagas destacou também os avanços nas atividades, mesmo com a pandemia.”Fizemos uma série de estudos e trabalhos. Somos a primeira a universidade que forma na  pandemia, a primeira que volta no sistema híbrido, ainda no ano passado, e isso só aconteceu porque todos nós conseguimos entender  a questão da segurança e ter um Comitê de Biossegurança que nos deu a garantia necessária para começar no sistema híbrido".
 

 

Texto: Ize Sena e Marília Jardim (Ascom Uepa)

 

Foto: Nailana Thiely (Ascom Uepa)