Autores recebem primeiro exemplar de livros no CCSE

 
Autores selecionados em edital receberam exemplar impresso

Os autores das seis obras selecionadas no primeiro edital de parceria do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Imprensa Oficial do Estado (Ioepa) receberam na manhã de hoje, 27, a primeira cópia impressa de cada livro. O lançamento oficial será realizado durante a Feira do Livro, entre os dias 1 e 5 de dezembro, na Arena Guilherme Paraense, o popular Mangueirinho. Os livros selecionados no segundo edital já estão em produção.

O presidente da Ioepa, Jorge Panzera, e o coordenador da Editora Pública, Moisés Alves, estiveram no auditório Paulo Freire para realizar a entrega em mãos aos representantes de cada grupo. As obras selecionadas neste primeiro edital são: Indicações Geográficas do Queijo do Marajó; Gênero Corpos e Sexualidade; Amazônia História Cultura e Identidade; Amazônia Desenvolvimento Sustentabilidade Gestão e Secretariado; Meninos Vestem Azul e Meninas Vestem Rosa, Construção de Identidades e Juventude e Educação no Pará.

“Entendemos que para desenvolver o estado é preciso investimento em pesquisa, por isso, estamos muito orgulhosos desta parceria. Temos uma linha de publicação toda dedicada à produção científica das instituições públicas paraenses e já publicamos em parceria com UFPA (Universidade Federal do Pará), Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) e Unama (Universidade da Amazônia)”, observou Alves, que aproveitou para anunciar o lançamento oficial das obras na Feira do Livre deste ano, com direito a momento de autógrafos para os autores no estande da Ioepa.

O diretor do CCSE, Anderson Maia, participou da entrega e agradeceu à Ioepa pela oportunidade dada aos grupos de pesquisa e pesquisadores do CCSE. Ele garantiu que mais editais serão lançados e ressaltou a importância de levar o conhecimento produzido no Centro para além dos muros da Universidade. “Pretendemos criar no nosso CCSE núcleos de pesquisa, para aprimorar e incentivar nossa produção. Vivemos em um momento que é fundamental criamos mais espaço e infraestrutura para pesquisa, isso faz com que o apoio que a Ioepa e o Governo do estado estão dando com essa iniciativa algo ainda mais valioso”, disse.

A tradição paraense na produção literária foi destacada por Panzera, que relembrou como autores reconhecidos nacionalmente, como Inglês de Sousa, José Veríssimo e Dalcídio Jurandir, foram responsáveis pela criação precoce da Imprensa Oficial do Estado, que completou 130 anos. “O Estado tem uma ferramenta para colocar nas mãos dos paraenses todo esse patrimônio. E com editais públicos para publicação, que atendem todas as regiões do Pará”, afirmou. O presidente reforçou a importância de se levar as reflexões e debates promovidos dentro da academia à sociedade. “Precisamos pensar soluções para o desenvolvimento do Pará, em diversos níveis. Essa parceria nos ajuda a abrir a perspectiva e criar discussões sobre esses caminhos. No que depender de nós, teremos ainda muitos editais pela frente”, garantiu.

Texto: Fernanda Martins (Ascom Uepa)