Celebrando Áfricas: lutas, missões e diálogos educativos nesta sexta-feira, 26

 
Os professores João Colares e Tiago Tendai Chingore, do PPGED da Uepa, participam da programação.

 

Em evento que objetiva dialogar sobre assuntos relacionados à África e seus desafios contemporâneos, o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), sediará, na próxima sexta-feira, 26, o Celebrando Áfricas III. A atividade também irá ressaltar a importância do dia 25 de maio, data do sexagésimo aniversário da criação da Organização Unidade África - OUA, que relembra as lutas das nações africanas contra o Apartheid e a colonização europeia. As inscrições são gratuitas e continuam abertas à comunidade acadêmica e pessoas interessadas na temática. 

A programação integra as atividades de Pós-Doutorado da professora Sónia André e do professor Tiago Tendai Chingore, da Universidade Pedagógica de Maputo e da Universidade Licungo (Moçambique), respectivamente, em parceria com a Uepa e com a Universidade Federal do Pará (UFPA). O Celebrando Áfricas III inicia dia 25, na UFPA, e terá a presença do professor João Colares, membro do PPGED da Uepa, para discutir acerca das Africanidades em Terras Amazônidas e Educação. O segundo dia de programação será no auditório Paulo Freire, no CCSE, nos turnos da manhã e da tarde. Os Desafios da Mulher Africana/Moçambicana na Academia e no Mundo Global é tema da primeira palestra, ministrada por Brígida de Oliveira Singo, vice-reitora acadêmica da UniLicungo, às 9h.

Lúcia Isabel Conceição Silva, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFPA, tratará sobre Os Desafios da Mulher Afro-Brasileira e Afro-Diaspóricas na Academia e no Mundo Global e, na sequência, Yalorixá Vanuza Cardoso irá dialogar Os Desafios de uma Iyá na Sociedade Brasileira. Os comentários serão realizados por Zélia Amador. Para a conferência de encerramento, à tarde, está prevista a palestra A África das Áfricas - Celebrando o Futuro, sob orientação de Elísio Macamo, de Moçambique/Suiça, com mediação de Sónia André e Tiago Tendai Chingore.

Para Tiago Tendai, integrante do PPGED da Uepa, “os principais conhecimentos que serão debatidos são fundamentais para repensar as Áfricas que temos desde pensar o continente e as suas diásporas. Os temas propostos permitem o diálogo intercultural entre os docentes, discentes, pesquisadores nacionais e internacionais".

"Vivemos uma nova era em que África precisa resgatar os valores do Pan-africanismo, movimento que lutou em termos políticos e filosóficos para a libertação da África com os pensadores africanos e afro-americanos na diáspora, até às independências de África”, completa o professor Tiago.

Além da Uepa e UFPA, a Universidade Federal da Bahia também (UFBA) é parceira da celebração.  A programação será em formato híbrido, com transmissões pelo canal no YouTube. Terão certificado de 12h e entrada gratuita na festa africana aqueles que participarem de todas as mesas durante os dois dias de evento.

Clique aqui para acompanhar o cronograma completo da programação.

Texto: Thayssa Nobre (Ascom Uepa)

Foto: Sarah Souza (Divulgação)