Geógrafos lançam projeto para socialização de pesquisas

 
 
O Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) e o Curso de Licenciatura Plena em Geografia, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), inauguram o Projeto Jornadas Geográficas da Uepa na Pandemia com a webconferência Amazônia: Natureza, Geograficidade e  Diversidade Territorial, nesta segunda-feira (22), às 16h. A transmissão inaugural ocorrerá pela página do Facebook da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) Xingu-Araguaia
 
Vendo a constante necessidade de ampliar o diálogo e atualizar percepções, os professores responsáveis pelas explanações apresentarão seus grupos e trabalhos elaborados. A proposta inicial tem como objetivo apresentar à comunidade acadêmica as discussões e pesquisas desenvolvidas no âmbito da Geografia e atrair novos pesquisadores interessados nas temáticas desenvolvidas pelos laboratórios e grupos de pesquisas vinculados ao programa de Pós-graduação. "O projeto Jornada Geográficas da Uepa na pandemia que na verdade é uma organização de iniciativas que já vinham sendo desenvolvidas mas de forma mais autônoma. Provocados pelo professor Clay Chagas, que é atualmente vice-reitor e integra o quadro docente da Geografia, na graduação e pós-graduação, decidimos organizar um evento não apenas para socializar essas pesquisas, mas para engajar e manter próximos os alunos, prezando também pela saúde mental deles", contou um dos organizadores da Jornada, o coordenador do PPGG, Willame Ribeiro.
 
Nove grupos de pesquisa da Uepa fazem parte desta articulação, sendo cada um responsável pelo meio de inscrição (nos que precisarem), divulgação do link e da plataforma que será utilizada. "O retorno dos alunos tem sido bastante satisfatório. Percebemos que eles estavam mesmo precisando dessa aproximação. Das reuniões, dos debates de textos, tudo tem mobilizado o corpo discente. Então, vamos seguir afinando essa programação até que possamos retomar a normalidade", concluiu Ribeiro.
 
Para Aiala Colares, um dos geógrafos que fazem parte da Jornada, existe a demanda por novos pesquisadores nesse período, pois a geografia, como também ciência política, deve auxiliar na compreensão e formulação de iniciativas públicas que ajudarão a atenuar os impactos posteriores à pandemia. "A necessidade de ter mais pesquisadores da geografia participando do debate, nesse tempo de pandemia, surge como precisão de posicionamento político". E prossegue: "E de criar alternativas e ações estratégicas para justamente atender às necessidades dos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e da periferia. Ou seja, justamente os que mais vão sofrer no pós-pandemia".
 
Serviço: 
 
Projeto Jornadas Geográficas da Uepa na Pandemia
Horário: 16h. 
Data de início: 22/06/2020.
Página: AGB - Xingu-Araguaia (aqui).
Para mais detalhes sobre os grupos, acesse o pdf.

Texto: Wesley Lima/Ascom CCSE