GHEDA comemora 10 anos

 

 

Com 10 anos de existência e em virtude deste fato, o Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA), do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), ofertará gratuitamente um total de 3 lives no período de 14 a 28 de outubro. As inscrições devem ser feitas aqui.

 

Durante a abertura do ciclo de palestras, será feita a reprodução de um vídeo comemorativo, a fim de contar a trajetória do Grupo e sua contribuição para a História da Educação na Amazônia.  A plataforma utilizada para transmissão do evento será o Google Meets, com a participação simultânea de um intérprete de Libras do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI/Uepa). Além disso, os ouvintes e palestrantes terão direito à carga horária e emissão de certificado.

 

A programação, idealizada durante três meses e por meio de reuniões on-line, será aberta e contará com uma série de palestras e objetiva ter a participação de pesquisadores de história da educação, alunos de graduação, pós-graduação; e professores universitários e da rede básica. Porém, a participação de pessoas que não atuem dentro da academia é desejável.

 

Por conta da pandemia de Covid-19 e adequando-se a isto, o Grupo pela primeira vez na história realizará seminários on-line. “É sempre um aprendizado, temos analisado outras lives acadêmicas e as formas como têm sido feitas. Diante disso, estamos trabalhando para que possamos estar contribuindo academicamente com outros pesquisadores e estudantes da área, mesmo nesses tempos difíceis”, informou o GHEDA em nota.

 

Criado pelas professoras Maria do Perpétuo Socorro França e Maria Betânia  Albuquerque e integrante do Programa de Pós-graduação em Educação da Uepa (PPGED/Uepa), possui um amplo acervo de produção acadêmica. “Orientamos mais de 30 dissertações nesse campo. Além disso, o Grupo publicou um significativo número de livros e artigos em revistas de relevância científica nacional e internacional”, disse França. 

 

“A aprovação do Doutorado, em 2018, tem possibilitado ampliar a formação de novos pesquisadores e a produção técnica e científica em Educação na Amazônia”, acrescentou.

 

Trabalhos publicados e colaboradores Atualmente, o GHEDA conta com 15 pesquisadores (alunos da graduação, mestrado, doutorado e professores da rede municipal e estadual de educação). E possui materiais publicados como artigos científicos e em livros e anais de eventos. Apenas no ano de 2019, foram 20 publicações.

 

Linha de pesquisa e objetivos — Objetivando contribuir com a escrita da História  da Educação  na Amazônia, seus trabalhos estão encimados sobre duas linhas de pesquisa: História das Instituições Educativas e História dos Processos Educativos não escolares na Amazônia.

 

Serviço:

 

Ciclo de palestras “GHEDA 10 ANOS”

Data: 14, 21 e 28 de outubro de 2020.

Horário: 17h.

Plataforma: Google Meet.

Mais informações: Haverá carga horária e certificação. As inscrições devem ser feitas aqui.

 

 

Texto: Wesley Lima/ Ascom CCSE.

Foto: Nailana Thiely/ Ascom Uepa.