Prorrogadas inscrições para os Programas de Residências Multiprofissionais

 
 
Foram prorrogadas até o dia 21 de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo destinado ao preenchimento de vagas no Programa de Residência Multiprofissional para Belém, Santarém e Bragança e em Área Profissional em Saúde para Belém, para início no ano de 2022. As inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line.
 
A errata contendo a alteração do cronograma foi publicada nesta quinta-feira, 14, no site da Uepa. Entre outras alterações, o documento informa o novo prazo para pagamento da taxa de inscrição, que agora é até 22 de outubro, e a nova data da Prova Objetiva, marcada para 12 de dezembro deste ano.
 
Os Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde são voltados para enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões dentistas, farmacêuticos, biomédicos, educadores físicos (Bacharel ou Licenciado) e fonoaudiólogos. Já os Programas de Residência em Área Profissional em Saúde são destinados a enfermeiros e cirurgiões dentistas.  
 
Os Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde ofertam 117 vagas e os Programas de Residências em Área Profissional em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilofacial e Enfermagem oferecerão 11 vagas. A Bolsa dos Programas de Residência Multiprofissionais e em Área Profissional em Saúde está fixada no valor de R$ 3.330,43. 
 
Os Programas Multiprofissionais estão distribuídos nas seguintes áreas de concentração: Estratégia Saúde da Família, Atenção à Saúde Mental, Atenção à Saúde Cardiovascular, Urgência e Emergência no Trauma, Oncologia - Cuidados Paliativos, Atenção em Nefrologia, Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia, Atenção em Hemoterapia e Hematologia. Já os Programas em Área Profissional estão distribuídos nas seguintes áreas de concentração: Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial e Enfermagem Oncológica, Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva e Enfermagem em Clínica Cirúrgica Oncológica. 
 
Os candidatos deverão ter curso de graduação em Instituições de Ensino Superior oficial e reconhecidos pelo MEC ou portadores de diploma revalidado por Universidade Pública e brasileira, de acordo com legislação vigente e demais normas estabelecidas pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) e Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu). Mas, de acordo com o edital, candidatos em fase de conclusão de curso de graduação podem se inscrever, desde que possam concluí-lo até a data da matrícula no curso pretendido.
 
A realização dos Programas de Residência resultam de parceria entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Hospitais Associados: Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, Hospital Ophir Loyola, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna – Santarém, Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e Secretaria Municipal de Saúde de Bragança (SEMUSB), por meio da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa.
 
 
Texto: Guaciara Freitas, com colaboração de Ize Sena (Ascom Uepa)