Amazônia e as Questões Socioambientais Globais: livro que reúne vozes transcontinentais será lançado em Lisboa hoje (29)

Enviado por Fernanda Martins em Qui, 29/05/2025 - 11:47

 

 

A Residência Oficial do Embaixador do Brasil em Lisboa será palco, hoje, 29 de maio, do lançamento do livro Conexões Continentais Portugal-Brasil: Amazônia e as Questões Socioambientais Globais. A obra é fruto do I Seminário Internacional, realizado em abril de 2024 na capital portuguesa, e reúne reflexões de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil, Portugal e Estados Unidos sobre a centralidade da Amazônia nas discussões climáticas e socioambientais do nosso tempo.

 

Organizado por Kátia Maria dos Santos Melo (Uepa), Maria Inês Amaro (ISCTE), Anderson Maia (Uepa) e outros nomes de destaque, o livro reúne 16 capítulos articulados em quatro eixos temáticos: crise socioambiental global, direitos humanos, educação na Pan-Amazônia e políticas públicas voltadas à bioeconomia e à saúde. Com uma proposta transdisciplinar e engajada, a obra articula ciência, arte, política e saberes tradicionais em um diálogo intercultural inédito.
 

A iniciativa nasceu durante o estágio de pós-doutorado da professora Kátia Melo em Lisboa, e foi possível graças ao apoio de diversas instituições, entre elas a Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), a Embaixada do Brasil em Lisboa e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-ISCTE). O evento de lançamento contará com coquetel e presença do embaixador Raimundo Carreiro, autor do prefácio da obra.

 

"Foi uma construção coletiva, artesanal, que partiu de falas gravadas durante o seminário e transformadas em capítulos com participação ativa de todos os autores", explica Kátia Melo. O projeto também recebeu apoio por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado Dirceu Ten Caten (PT), viabilizando a impressão pela Editora Pública Dalcídio Jurandir.

 

Entre os autores estão pesquisadores renomados como Maria Lúcia Pinto Leal (UnB), Marcos Montysuma (UFSC), João Moreno Dianumion Wanano, Vanilson Fernandes (Cesupa) e Paulo C. Chagas (Universidade da Califórnia), além de docentes da Uepa, UFPA, UFSC, Unesp e instituições internacionais.
 

O lançamento do livro acontece a partir das 17h (horário local) na Avenida das Descobertas, nº 1, em Lisboa. A expectativa é que a obra fortaleça redes de pesquisa e mobilização em torno da COP 30, marcada para ocorrer em novembro deste ano, em Belém, e contribua com propostas críticas em defesa da justiça climática e dos povos da Amazônia.

 

 

Texto: Fernanda Martins, jornalista (Centro de Ciências Sociais e Educação- CCSE)