Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizará, nesta quarta-feira, 5, um evento com palestras, exposição, sessão de cúpula e visitação ao centro de ciências. A programação é gratuita e aberta ao público em geral.
Às 14h, ocorrerá a mesa de abertura, com a presença de gestores da Uepa, seguida pelas palestras: Como os insetos são benéficos aos humanos?, proferida pela docente Jéssica Viana; Mudanças Ambientais e as Respostas Climáticas Globais, com o professor Roberto Vilhena; A Cartografia da Sacrifização Ambiental no Estado do Pará, conduzida pela docente Érika Farias; e O Racismo Ambiental na Amazônia Brasileira: Notas para um Debate, com o docente Walber Abreu.
Das 15h30 às 17h30, a professora Érika Farias e alunos da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Prof. Francisco Silva Nunes irão realizar a exposição Racismo Ambiental. Às 16h, haverá a sessão de cúpula Os Eukarya representados pelas constelações e, das 15h30 às 17h30, vai ocorrer visitação ao centro de ciências.
O diretor do CCPPA, professor José Roberto Silva, afirma que a instituição busca promover, além de visitações, atividades específicas relacionadas a eventos importantes, como é o caso do Dia Mundial do Meio Ambiente. “Teremos uma programação vinculada à temática ambiental. Como quarta-feira é um dia que o CCPPA é aberto ao público e coincide com a comemoração da data, vamos promover palestras para discutir o assunto. Este será um momento importante, considerando que também estamos nos preparando para a COP 30”, destaca.
De acordo com o organizador do evento, professor Antonio Sérgio Carvalho, o objetivo da programação é ampliar o engajamento do Centro de Ciências e Planetário do Pará nos esforços internacionais, para a proteção e restauração ambiental do planeta. “Os visitantes terão a oportunidade de participar de atividades que visam aumentar a conscientização sobre questões críticas, como a mudança climática, a poluição e a perda de biodiversidade”, detalha Sérgio, que é coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Uepa e responsável pelo espaço de Biologia do CCPPA.
O docente enfatiza que atividades como o evento são fundamentais, “não apenas para a ampliação dos conhecimentos acerca dos desafios ambientais que enfrentamos, mas também para capacitar os indivíduos a tomarem decisões mais informadas e sustentáveis em suas vidas cotidianas, podendo fazer a diferença na construção de um futuro mais sustentável para as gerações presentes e futuras”.
Texto: Monique Hadad (jornalista, Centro de Ciências e Planetário do Pará – CCPPA/Uepa)