Chamada de publicação para comunidade do curso de Enfermagem

Enviado por Guaciara Freitas em Seg, 15/04/2024 - 10:43


A Coordenação do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa) está com edital aberto até o dia 29 de abril, para o recebimento de artigos científicos escritos por professores, servidores e estudantes do curso. Os textos selecionados vão compor um e-book, conforme informações detalhadas no edital

A seleção simplificada de artigos para publicação digital faz parte das ações comemorativas aos 80 anos da Escola de Enfermagem da Uepa, que serão completados neste ano de 2024. A Escola de Enfermagem Magalhães Barata, no Campus IV, abriga o curso mais antigo da Uepa e o primeiro curso de Enfermagem do norte do Brasil. 

Os textos recebidos serão submetidos a processo de análise e parecer de avaliadores designados pela coordenação do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Nupep) e a publicação será realizada pela editora da Uepa (Eduepa). 

Poderão ser submetidas propostas originais nas seguintes áreas de conhecimento, estabelecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) relacionadas à área da saúde: Enfermagem; e áreas correspondentes às estruturas organizacionais do currículo de Enfermagem, de acordo com o projeto pedagógico vigente do curso de Enfermagem da instituição.

Para o e-book, "trabalharemos com artigos oriundos de produção científica da comunidade acadêmica de enfermagem, TCCs, ações integradas de saúde etc. E pretendemos chegar a um quantitativo de 20 artigos científicos", disse a professora Maridalva Ramos Leite, coordenadora do Nupep. 

Para submissão dos artigos, os proponentes deverão preencher e enviar o formulário de submissão de texto disponível no link Cada autor poderá submeter até dois artigos como autor principal, mas poderá participar como coautor de outros artigos submetidos ao e-book.

Os autores e coautores dos textos selecionados para publicação, bem como os organizadores do e-book cederão, de forma exclusiva à Editora Eduepa, os direitos autorais patrimoniais por um período de cinco anos. 

Texto: Diane Maués, jornalista (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS/ Uepa)
Foto: Sidney Oliveira (Assessoria de Comunicação - Ascom Uepa)