Por mais um ano, o Instituto Confúcio (IC) na Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza o Dia da China. O evento tradicional, realizado desde 2019, é o mais importante do IC e celebra a cultura chinesa. A programação será realizada no próximo sábado, 4, no Ginásio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), em Belém, a partir das 9h30, com entrada gratuita.
“Neste ano, comemoraremos o Dia de Confúcio, o Festival de Meio-Outono e 9 anos do Instituto Confúcio em nossa universidade”, explica o diretor brasileiros Antonio Silva. Ele também destaca que o evento vem crescendo ao longo dos anos: “Por exemplo, em 2019 tivemos cerca de 800 visitantes. Em 2024, tivemos a participação de mais de 1.500 pessoas. É gratificante a quantidade de famílias que visitam o evento, principalmente, para conhecer sobre a cultura do país asiático. É a oportunidade da sociedade conhecer sobre a China, visto que muitos conhecem pouco ou quase nada sobre esse grande país”.
Antonio também destaca que o crescimento não é apenas pelo número de participantes nas atividades, mas também no interesse dos alunos que desenvolvem pesquisas para a apresentação ao público. “Isso tem sido um fator motivador para se dedicarem mais ao curso de mandarim e aprender sobre a cultura chinesa”.
Para a programação, o público vai encontrar “uma viagem pela cultura da China” em que os visitantes poderão conhecer sobre a História da Seda; Os chineses e o casamento: inovando tradições; A Província de Shandong; Um passeio pelas cozinhas da China; Confúcio; Kuaizi, Talheres Chineses; A Luz das Sombras – Teatro de Sombra Chinês; Tai Chi; Medicina Tradicional Chinesa; Jogos chineses; Pinyin; Caligrafia Chinesa.
“Além disso, o público terá a oportunidade de experimentar o biscoito da sorte chinês e o bolo da Lua. Ainda teremos apresentações especiais de dança, arte marcial e música chinesa e, claro, sorteio de vários brindes”, destaca Antonio.
Serviço - Dia da China
📆Data: 4 de outubro de 2025
🕤Horário: a partir das 9h30
📍Local: Ginásio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde(Travessa Perebebuí, 2623, Belém)
Texto: Marília Jardim, jornalista (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)
Foto: Marcelo Rodrigues, fotógrafo (Arquivo Ascom)