Dia do Químico é comemorado com programação no CCSE e no Planetário do Pará

Enviado por Monique Hadad em Qui, 12/06/2025 - 09:54

 

Para comemorar o Dia Nacional do Químico (18 de junho), o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) e o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) vão promover uma programação especial, visando aproximar esta ciência da sociedade. 

No CCPPA, o evento será realizado na próxima quarta-feira, 18, e contará com mesa de abertura, sessão de cúpula, escape room e oficinas. As inscrições são gratuitas, abertas ao público em geral e podem ser efetuadas aqui. O evento possui o tema Educação, Ciência e Inovação e propõe um dia de atividades interativas, experiências científicas e reflexões sobre o papel transformador da Química. Entre as oficinas ofertadas, estão: “Escape Room Entre Folhas e Fórmulas: o Desafio da Floresta”, “Produção de Sabão Ecológico” e “Luz Química: desvendando o Brilho da Ciência".

“A Química é a ciência que estuda a composição, as propriedades, as transformações da matéria e a energia envolvida nesses processos. Em outras palavras, é a chave que nos ajuda a entender como tudo ao nosso redor, inclusive nós mesmos, funciona em nível atômico e molecular. Celebrar o Dia do Químico é também reconhecer o papel fundamental da ciência na construção de um futuro mais sustentável, justo e inovador”, destaca a professora responsável pelo espaço da Química do CCPPA, Vânia Lobo.

A técnica do ambiente da Química do CCPPA, Katiane Melo, aborda a variedade de possibilidades de atuação do profissional de Química. “Ele não atua apenas nos bastidores dos laboratórios, pois está envolvido no nosso cotidiano, do shampoo que usamos ao combustível que move os veículos, do remédio que alivia a dor à tinta que colore nossas paredes. Ele transforma conhecimento em soluções, em progresso, em qualidade de vida”, afirma.

O Dia do Químico foi instituído em virtude da promulgação da Lei Nº 2.800, assinada pelo presidente Juscelino Kubitschek em 18 de junho de 1956, que ficou conhecida como a Lei Mater dos Químicos. A legislação regulamentou a profissão, como também, reconheceu o papel essencial da Química no desenvolvimento econômico e tecnológico do país.

Evento coletivo entre Instituições de Ensino Superior

A 2ª Semana do Químico será aberta no Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (CCSE), no próximo dia 23, com atividades no auditório Paulo Freire, no campus I. Com o tema Avanços Tecnológicos e Sustentabilidade: Desafios e Perspectivas na Química, o evento reunirá estudantes, professores e pesquisadores em uma programação que se estende até o dia 26, passando também por outras instituições de ensino superior de Belém. As inscrições seguem abertas até a data do evento.

Organizada de forma colaborativa pelos centros acadêmicos de Química da Uepa, Instituto Federal do Pará (IFPA) e Universidade Federal do Pará (UFPA) - campus Belém e Ananindeua, a Semana tem como objetivo fortalecer conexões entre ensino, pesquisa e sociedade. A proposta é discutir os caminhos da Química diante dos desafios ambientais, sociais e tecnológicos do presente, valorizando a produção científica com foco na Amazônia.

Ao longo dos quatro dias, a programação contará com mesas-redondas, oficinas, apresentações de trabalhos e atividades interativas voltadas à divulgação científica e à formação de redes de colaboração. O primeiro dia da Sequim ocorre na Uepa, o segundo dia será no Instituto Federal do Pará (IFPA). No dia 25, quem recebe a programação é a Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Belém, e no dia 26 o evento encerra no campus Ananindeua.

As inscrições estão abertas para estudantes do ensino médio e superior, professores da educação básica e superior, pesquisadores e demais interessados. A participação como ouvinte é gratuita, e os trabalhos científicos podem ser submetidos em formato de resumo simples ou expandido, dentro de uma das áreas temáticas do evento. Mais informações e link para inscrições estão disponíveis aqui.

Texto: Fernanda Martins (jornalista, Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE/Uepa) e Monique Hadad (jornalista, Centro de Ciências e Planetário do Pará - CCPPA/Uepa).

Foto: Monique Hadad.