Com o objetivo de avaliar as metas propostas pela gestão superior da Universidade do Estado do Pará (Uepa), começou hoje, 27, o Encontro de Gestão para avaliação do Plano de Metas 2021-2025: Metas Realizadas – Desafios Futuros. A programação segue até amanhã, reunindo responsáveis de diversos setores da instituição para fazer um balanço sobre o que foi proposto pela atual gestão da universidade e o que ainda falta ser realizado.
Na abertura do evento, a vice-reitora Ilma Pastana destacou a importância dos resultados para os servidores dos campi de interiorização, afirmando: "esperamos resultados e estamos aqui refletindo o trabalho de vocês". O reitor Clay Chagas ressaltou a necessidade de uma avaliação contínua das ações da universidade. Ele considera “essencial entender o passado para compreender o presente e planejar o futuro. Quando olho para os nossos dados, sinto uma grande satisfação, porque sei que grande parte das metas foram cumpridas e chegamos aonde nos propusemos".
Na apresentação dos dados, das 112 metas divididas em oito eixos, o reitor destacou que 42% das metas já foram realizadas, 54% estão em andamento ou são contínuas, de forma que, mesmo após o fim do período da gestão, elas ainda estarão em desenvolvimento, e apenas 4% não foram iniciadas, mas serão implementadas nesta reta final de gestão, entre 2024 e 2025.
Além de ações internas, a universidade também se destaca pelo seu papel para a comunidade externa. "A gente precisa que cada vez mais a sociedade enxergue a universidade como um instrumento de mudanças e transformações sociais", concluiu o reitor.
Tatiane Santana, uma das responsáveis pela consolidação do relatório, juntamente com Flávia Oliveira, ambas da Diretoria de Planejamento Estratégico (Dipe), apontou que o relatório é uma forma de prestação de contas da gestão que apresenta “a realização do que foi feito ao longo desse período, de 2021 até o presente momento, culminando com esse encontro aqui, que é justamente para que os relatores dos eixos, que são os pró-reitores e as suas equipes, possam repassar aquilo que foi programado e que foi realizado”. O momento também é oportuno para destacar as metas que foram realizadas, mas que não estavam programadas e são essenciais para o desenvolvimento das ações da universidade.
Para Tatiane, o desafio na construção do relatório está em buscar e condensar as informações em um único documento: “o maior desafio é você conseguir levantar um rol de informações num curto espaço de tempo, mas todas as fontes que foram solicitadas contribuíram”, de modo que o documento foi construído coletivamente.
O Encontro de Gestão proporciona uma oportunidade para reflexão e planejamento. Com grande parte das metas cumpridas e um plano claro para as ações futuras, a Uepa demonstra seu compromisso contínuo com a melhoria institucional e o impacto positivo na comunidade externa, com reforço sobre a importância da avaliação contínua e do planejamento estratégico para o crescimento da instituição.
Texto: Marília Jardim, jornalista (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)
Fotos: Sidney Oliveira, fotógrafo (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)