Com o tema Uepa na COP 30: sustentabilidade, mudanças climáticas e educação, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza um encontro para o acolhimento dos aprovados no Processo Seletivo de 2025 da instituição. O evento será realizado amanhã, 15, na Assembleia Paraense, em Belém, e com transmissão simultânea pelo Youtube da universidade, como forma de contemplar todos os novos alunos da universidade, que estão nos campi de 18 municípios do estado do Pará, onde a Uepa oferta cursos regulares.
Para a professora Lucieny Pontes, titular da Diretoria de Programas e Projetos Educacionais (DPPE), setor organizador do evento, esse momento é “uma grande recepção de boas vindas, será um dia muito especial e cheio de significados, daqueles momentos da vida para recordar”. Para ela, este é o primeiro passo da jornada acadêmica dos calouros em que são apresentados os valores e propósitos da instituição. “Nós teremos um evento inclusivo, com troca de experiência com veteranos, professores e servidores técnicos, tudo pensado para que se sintam integrados à universidade”.
A programação terá apresentação do DJ Madson Almeida, do coral de libras Mãos e Melodias e bateria Búfalos da Medicina. Em seguida, será formado o dispositivo oficial, com a presença da gestão superior. Ao final, os cantores Félix Robatto e Pinduca encerram a programação.
Desde o início das aulas, os campi da Uepa têm feito atividades de acolhimento para os novos alunos. O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e o Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), em Belém, e os campi em Redenção, Vigia, Cametá, Santarém, Salvaterra, Igarapé-Açú, São Miguel do Guamá, Bragança, Barcarena e Altamira já realizaram atividades ao longo das últimas semanas.
Para a professora Lucieny, a escolha da data após o início das aulas representa “pausa na rotina para refletirmos sobre o significado da formação que estamos construindo juntos” e que essa é uma forma de permitir aos calouros que não entraram na primeira chamada "possam se sentir pertencentes, participando desse grande evento, tornando a experiência ainda mais rica”.
Em 2025, a Uepa realizou quatro chamadas subsequentes do Prosel 2025, além de duas chamadas para o Processo Seletivo Específico para Quilombolas e Indígenas e uma chamada para os Processos Seletivos Específicos para os cursos de Música e Letras-Libras. Para 2025, foram ofertadas 3.708 vagas, mais 94 vagas adicionais reservadas para Pessoas com Deficiência (PcD), distribuídas em 94 cursos que são ofertados em Belém e mais 22 municípios de 11 das 12 regiões de integração do Pará, preenchidas por quase 75% de estudantes oriundos de escolas públicas.
Texto: Marília Jardim, jornalista (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)
Foto: Marcelo Rodrigues, fotógrafo (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)