Ao longo do ano de 2024, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) estreitou as suas relações institucionais com a China, por meio de atividades e parcerias desenvolvidas pelo Instituto Confúcio na Uepa.
Em 22 de novembro, a gestão superior da universidade, liderada pelo reitor Clay Chagas, recebeu Yu Fuwen, da Pequim Chongyue Culture Co. Ltda, para receber 150 exemplares do livro “Xi Jinping: A Governança da China”, que foram entregues à Biblioteca da Uepa e ao Instituto Confúcio da Uepa.
Para o reitor, é preciso “fazer um esforço para conhecer a China, já que se fala muito da história dos anos 1950 para os dias atuais, por isso, agradecemos os exemplares que vamos disponibilizar nas bibliotecas da Uepa, para que os alunos possam conhecer mais sobre o país”. Já Yu Fuwen explicou que já foram realizadas doações para mais de 300 universidades em todo o mundo e se mostrou interessado em traduzir livros brasileiros para o mandarim, de forma a serem publicados no país oriental.
Novas parcerias
Ainda durante este mês, o reitor Clay Chagas e os diretores Antonio Silva e Sun Jing participaram da Conferência Mundial de Língua Chinesa, realizada no Centro de Convenções do Parque Olímpico, em Pequim. O evento também comemorou os 20 anos de fundação do Instituto Confúcio, que atua em 160 países ao redor do mundo.
Com o tema Interconexão, Integração, Herança, Inovação, a conferência do Ministério da Educação da China reuniu mais de 2 mil participantes, para debater diversidade cultural, cooperação internacional e a Iniciativa de Civilização Global. O evento buscou fortalecer intercâmbios culturais e linguísticos, com destaque para os Institutos Confúcio. A Uepa participou em parceria com a Universidade Normal de Shandong, promovendo projetos entre China e Brasil.
“O evento é essencial para aperfeiçoarmos as estratégias educacionais do Instituto Confúcio na Uepa. Por meio desse encontro, podemos conhecer diferentes realidades e implementar casos de sucesso em nossa universidade, que envolvem o campo da extensão, pesquisa e pós-graduação. Além de intensificarmos o processo de internacionalização de nossa instituição”, destacou Antonio.
Cumprindo agenda no país chinês, o reitor Uepa e da Beijing Foreign Studies University (BFSU), Jia Wenjian, assinaram um convênio de Estudos Estrangeiros de Pequim, com o intuito de aprimorar o ensino de Português aos seus alunos, com intercâmbios entre docentes e discentes entre as duas instituições. A BFSU, uma das principais universidades da China sob administração do Ministério da Educação, está localizada em Pequim e opera em dois campi. Fundada em 1941, é reconhecida pelos Projetos 985, 211 e Double First-Class. Especializada em ensino de idiomas, oferece cursos em 101 línguas, incluindo raras de países europeus, asiáticos e africanos.
Atividades culturais marcaram o ano do Instituto Confúcio
Em 2024, o Instituto Confúcio da Uepa destacou-se com mais de 1.000 alunos e diversas atividades envolvendo língua e cultura chinesa. Ofereceu cursos de mandarim, testes de proficiência, celebrações como os festivais da Primavera, Ano Novo Chinês e Barco-Dragão, além de workshops, palestras, oficinas e eventos culturais para os alunos do IC e para o público externo também. Também participou da Conferência Latino-americana e Caribenha, no Panamá, e da Conferência Mundial de Língua Chinesa, em Pequim.
“Tivemos a honra de receber a visita da delegação da Universidade Normal de Shandong (SDNU), liderada pelo chanceler Feng Jikang e sua equipe, quando foi renovada a parceria por mais cinco anos do Instituto Confúcio em nossa universidade”, aponta Antonio. Com a presença do governador Helder Barbalho, também foi feita a assinatura de um convênio para cooperação em pesquisa e pós-graduação entre a Uepa e a SDNU.
Outro momento significativo foi a visita do Conselheiro de Educação da Embaixada da China no Brasil, Wang Zhiwei, além da visita de diretores de outros Institutos Confúcio no Brasil, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).
Texto: Marília Jardim, jornalista (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)
Fotos: Sidney Oliveira, fotógrafo, e Marcelo Rodrigues, fotógrafo (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)