Em maio de 2023, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) criou o Programa de Qualificação e Valorização dos Técnicos (Proqtec), por meio de uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), com atuação direta da gestão superior e da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). Com o objetivo de valorizar e qualificar o corpo técnico administrativo e operacional da Uepa, o Proqtec representa uma oportunidade de acesso desses servidores em cursos de mestrado e doutorado, inicialmente, nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da própria Uepa.
No período de lançamento do Proqtec, oito PPGs da instituição aderiram à proposta, que consiste na reserva de vagas para concorrência de técnicos administrativos e operacionais do quadro de servidores efetivos da universidade. E para aperfeiçoar o Programa, a Propesp elaborou um formulário voltado aos técnicos que possuem nível superior e a expectativa de realizar um curso de mestrado ou de doutorado. "O formulário busca coletar informações, dúvidas e sugestões visando aprimorar a implementação do programa", afirma a equipe responsável pela organização das perguntas.
O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Jofre Freitas, ressalta que é importante os técnicos responderem o formulário, para que o Proqtec seja aperfeiçoado, pois, de acordo com ele, há uma expectativa de que todos os os PPGs da Uepa venham a aderir. Um dos aspectos destacados por Jofre Freitas é que desde a implantação do Programa, a Uepa já convocou um quantitativo expressivo de técnicos para integrar os quadros da instituição e que é necessário conhecer as expectativas desses novos servidores.
Quem desejar saber as diretrizes do Proqtec pode acessar a instrução normativa sobre o programa, que tem como objetivo valorizar e qualificar o corpo técnico administrativo e operacional com nível superior da Uepa. E para preencher o formulário, clique aqui.
Texto: Guaciara Freitas, jornalista (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)
Foto: Sidney Oliveira, fotógrafo (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)