A revista científica Comunicação Universitária (RCU) acaba de conquistar a classificação Qualis B1 junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O resultado foi comemorado pelo conselho da revista, que reforça aos interessados que a chamada para publicação de artigos segue permanente. Para submeter trabalhos basta preencher o modelo disponibilizado, seguindo estas diretrizes. A publicação é de responsabilidade do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
Com o princípio da comunicação permanente com a sociedade, a revista pretende compartilhar com outros educadores os ensinamentos surgidos das experiências que cada autor realizou, além de conduzir os leitores à reflexão teórico-prática dos conhecimentos surgidos em cada experiência.
O conselho editorial reestruturou a revista em 2024, transformando a RCU em um periódico de publicação contínua, com Digital Object Identifier (DOI) em todos os artigos. “A Qualis é um desejo nosso desde a reformulação. Iniciamos agora com B1 e, com o tempo e avaliação permanente, vamos subindo de qualificação”, comemorou o professor Benedito Ely Valente da Cruz, atual editor-chefe da publicação.
Uma história ilustre
A história da Comunicação Universitária é longa. Ela foi criada em 1996, em uma iniciativa do professor Sérgio Sapucahy, então diretor do CCSE. Segundo o professor Sérgio, desde quando assumiu a direção do Centro “era acalentado o sonho de um espaço para publicação da produção científica e cultural dos professores e alunos”. Naquele momento, a revista seguia a periodicidade semestral.
No início a proposta era simples: uma publicação com frequência semestral, um espaço multi e interdisciplinar aberto à comunidade acadêmica da Uepa. O volume um foi publicado em março de 1996, e o ISSN 1517-7866 saiu em janeiro de 2001. A versão online só saiu em 2021, reativada pelo professor Benedito Valente quando diretor da Coordenação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Coad) do CCSE. Nas páginas da revista constam publicações célebres, como a encontrada no volume dois, de agosto de 1999, do patrono da Educação do Brasil, Paulo Freire, com o texto Alfabetização e Miséria.
“Resgatar a história desta revista nos ajuda a contar a história do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e da própria Uepa.”, conclui o editor-chefe.
Foto e texto: Fernanda Martins, jornalista (Assessoria de Comunicação do Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE)