O campus XII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Santarém, recebeu a aprovação da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), para implantar o Programa de Cirurgia Oncológica, contribuindo com o fortalecimento da formação de profissionais especializados na região.
Para o professor Marcos Fraga Fortes, coordenador da proposta e do Programa de Residência Médica em Cirurgia Oncológica da Uepa, “a residência médica é a melhor maneira de fixação do indivíduo que fez a graduação em qualquer lugar do território nacional e isso é de extrema importância, porque assim, a população tem acesso a serviços especializados e de alta qualidade”.
Para o professor Marcos, "é uma grande honra a abertura do Programa de Residência Médica em Cirurgia Oncológica, pois com essa aprovação haverá mais uma especialização de altíssima complexidade, já que todas as cirurgias oncológicas são cirurgias de alta complexidade”. O professor também destaca que Santarém é referência em oncologia no estado do Pará no país.
Para 2025, a seleção de Residência Médica para o campus de Santarém foram ofertadas vagas para Anestesiologia, Cirurgia Geral; Clínica Médica; Ginecologia e Obstetrícia; Medicina da Família e Comunidade; Medicina Intensiva; Neurocirurgia; Oncologia Clínica; Ortopedia e Traumatologia; Pediatria e Urologia. As seleções para residência médica são realizadas, em geral, no segundo semestre.
Texto e foto: Marília Jardim, jornalista (Assessoria de Comunicação - Ascom / Uepa)