Turmas do Forma Pará realizam diferentes atividades em mais um módulo de atividades

Enviado por Marilia Jardim em Qua, 31/07/2024 - 10:24

Visitas técnicas dos cursos de engenharias, receitas de diversas partes do mundo para os alunos da área de gastronomia, atividades práticas dos cursos de licenciatura, além das tradicionais aulas em sala e seminários integram mais um ciclo da formação dos cursos de graduação ofertados pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) por meio do programa Forma Pará.

Dentre as atividades diferenciadas, a turma de Ciências Naturais, de Brasil Novo, visitou a hidrelétrica de Belo Monte, como parte da disciplina Contextos e Aplicações da Física: interação do corpo com o meio ambiente. “Essa foi uma experiência incrível, em que tivemos a oportunidade de conhecer o empreendimento e toda história planejada a décadas”, destacou a aluna Sirlei Torres, que está no 4º período da graduação. 

Para ela, a oportunidade de fazer uma graduação é uma experiência única e “a oportunidade que veio na hora certa”. As aulas são realizadas de forma presencial, na modalidade intervalar e na avaliação da aluna, nessa dinâmica é necessário ressaltar como as disciplinas de cada módulo do curso estão sempre interligadas, uma complementando a outra, e "com docentes muito capacitados para conduzi-las”, afirma Sirlei.

Realizado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o Forma Pará é uma ação do governo estadual, que visa reduzir o déficit de acesso à formação superior, principalmente, entre os jovens, além de mobilizar esforços para aumentar o número de cursos ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no Estado. 

O programa une esforços de IES públicas, prefeituras e organizações sociais. Para os moradores dos municípios atendidos, o Forma Pará representa uma porta de acesso à qualificação profissional. Atualmente, já são 73 turmas do Forma Pará pela Uepa, em mais de 60 municípios do estado, sendo ofertados 24 cursos de graduação.

Entre esses cursos, está Engenharia de Produção, no Acará. Elzelina Silva, que está na metade do curso, relembra que no começo foi difícil para ela, em razão da necessidade de lidar com cálculos. Hoje ela avalia que como “as aulas foram boas e os professores de excelente qualidade", aos poucos, a turma conseguiu progredir. A importância de contar com um curso de graduação sem a necessidade de sair da própria localidade também é destacada pela estudante: "fazer um curso no meu município, ainda mais nesse nível, é simplesmente maravilhoso. Sou da zona rural e a Uepa me abriu essa porta, sou muito grata, pois estou realizando um sonho. Jamais teria condições, assim como a maioria da minha turma, de me deslocar para outro município para cursar uma graduação tão importante como essa”.

Nas atividades da turma do curso de Biomedicina, em Cametá, também houve atividades que exigiram um envolvimento ativo dos alunos, que organizaram um podcast com temas abordados dentro da graduação. O resultado agradou tanto, que na próxima semana a turma fará uma nova série, com mais sete episódios sobre assuntos relevantes para a sociedade. Os primeiros programas já podem ser conferidos no Instagram @biomedicinaemcameta.

Turmas formadas

Entre dezembro de 2023 e abril de 2024 já foram realizadas as primeiras formaturas dos cursos ofertados pela Uepa, através do programa: a turma de Geografia, do município de Salinópolis, e as turmas de Educação Física, nos municípios de Benevides, Gurupá e Melgaço, já tiveram outorgas de grau dos novos profissionais.

Um dos recém-graduados na licenciatura em Educação Física, em Benevides, foi Davi de Paula Soares, 26 anos, que nasceu e mora no município. Para ele, a formação representa o crescimento humano e profissional: "Subvertendo mazelas sociais típicas da região Norte, concluí esta formação inicial de modo revolucionário, me envolvendo cientificamente com o ambiente acadêmico e já me encaminhando para uma futura carreira de pesquisador", refletiu.

 

Texto: Marília Jardim, jornalista (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa), com colaboração de Diane Maués, jornalista (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS)

Fotos: Arquivos dos alunos do curso.