Uepa inicia campanha de prevenção aos diversos tipos de assédio em ambiente de trabalho

Enviado por Guaciara Freitas em Seg, 25/03/2024 - 14:14


Hoje, 25, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (Codepe), realizou a abertura da campanha de combate aos diversos tipos de assédio no ambiente de trabalho, como forma de reforçar o compromisso da instituição com a construção de um ambiente de trabalho seguro e buscando coibir toda e qualquer prática que pudesse colocar em risco o bem-estar físico, mental e social de seus servidores.

O primeiro encontro foi realizado no Auditório Paulo Freire, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), com a presença do reitor da Uepa, Clay Chagas, da vice-reitora, Ilma Pastana, dos pró-reitores de gestão e graduação, Carlos Capela e Ednalvo Campos, respectivamente, e da coordenadora da Ouvidoria da Uepa, Renata Carneiro. 

A vice-reitora da Uepa, professora Ilma Pastana, lembrou que a gestão já vem desenvolvendo ações de combate ao assédio, como o estabelecimento de uma resolução construída a partir da escuta da comunidade. Para o reitor Clay Chagas, esse é um momento importante, já que “o maior instrumento para o combate ao assédio é a informação”.

Para o professor Wando Dias Miranda, facilitador deste primeiro módulo, “é muito importante destacar o papel que a Universidade do Estado do Pará tem na formação de profissionais que sejam capacitados para lidar, reconhecer e trabalhar na temática sobre o assédio no ambiente de trabalho e dentro da universidade também, sala de aula”. 

Para ele, as questões sobre o tema envolvem um conhecimento técnico e também de empatia com o outro, por isso, é fundamental que um órgão tenha profissionais que possam identificar e acolher vítimas. Além disso, o professor também destaca que essa “ação está alinhada com a política de enfrentamento e prevenção ao assédio e outras formas de discriminação do governo do Pará, que é uma política de estado”. 

A exemplo de outras instituições, a Uepa assume o protagonismo da discussão para que “nós possamos ter uma universidade que além de excelência na questão do ensino, pesquisa e extensão, também reflita valores humanos e de proteção das pessoas que são vítimas do assédio”, conclui o professor Wando.

Ação continuada

Nos dias 26 e 27, também a partir das 9h, o módulo também será apresentado para os Centros de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), respectivamente. A atividade, desenvolvida pela DGP e Codepe, é uma das ações que busca desenvolver e estimular atividades direcionadas à valorização dos seus servidores, resolução de conflitos e desenvolvimento de pessoas baseadas em evidências científicas que pudessem contribuir para a criação de uma cultura institucional baseada em valores éticos, morais, respeito e dignidade de seus quadros funcionais.


Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)
Foto: Sidney Oliveira (Ascom Uepa)