O reitor Clay Chagas e o coordenador de relações internacionais André Diniz, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), estiveram presentes na Missão Internacional 2025 da Associação de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), realizada neste mês de junho.
A iniciativa integra o programa de internacionalização e mobilidade acadêmica da entidade, que promove anualmente missões a países cujas universidades têm projeção no cenário global. Neste ano, cumpre agenda em oito universidades da Nova Zelândia.
Nesta segunda-feira, 23, a comitiva formada por reitores, vice-reitores, pró-reitores e assessores de internacionalização foi recepcionada na University of Canterbury, localizada em Christchurch, maior cidade da Ilha Sul da Nova Zelândia.
No dia 24, terça-feira, a comitiva esteve na Lincoln University, na Nova Zelândia. Esta é a quinta instituição neozelandesa visitada pela comitiva brasileira, que se encontra no país da Oceania desde 16 de junho, com o propósito de conhecer novas realidades educacionais e impulsionar o processo de internacionalização das universidades filiadas.
Durante esta visita, o reitor da Uepa entregou, juntamente com o assessor de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Silas Nogueira de Melo, a medalha alusiva à missão ao vice-reitor da instituição, Grant Edwards.
Na University of Waikato, visitada na quarta-feira, 25, a delegação da Abruem foi recebida no campus de Hamilton, a quarta cidade mais populosa do país, localizada na Ilha Norte, no prédio da Academia de Artes, pela pró-reitora Maori, Sarah Jane Tiakiwai, que fez uma apresentação da instituição e da política desenvolvida para valorização e preservação da cultura Maori, que é vista como fundamental para a identidade nacional da Nova Zelândia. O país partilha uma responsabilidade geral na salvaguarda de seu patrimônio cultural para as gerações futuras, e o patrimônio Maori é inseparável da identidade e do bem-estar da nação.
O coordenador de relações internacionais da Uepa, André Diniz, junto com o reitor Néia Martini e a assessora de relações internacionais, Viviane Aparecida Bagio Furtoso, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), fez a entrega da medalha alusiva à missão da Abruem ao Vice-reitor da instituição, Neil Quigley.
Para finalizar a programação, a Missão Internacional da Abruem também cumpriu agenda nesta quinta-feira, 26, na University of Auckland; e na sexta-feira, 27, na Auckland University of Technology.
A iniciativa conta com o apoio da Embaixada da Nova Zelândia no Brasil, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, da Embaixada do Brasil em Wellington e da entidade Universities New Zealand, que representa o sistema universitário do país.
Texto: Assessoria de comunicação da Abruem
Fotos: Carlos R. Ferreira (Divulgação)