A Universidade do Estado do Pará (Uepa) marcou presença no Festival Açaí Pará - Edição COP 30, realizado até sábado, 14 de junho, no Hangar Centro de Convenções, em Belém. Com uma programação diversificada, o evento celebrou o fruto símbolo da cultura e da economia paraense, reunindo degustações, exposições, capacitações, apresentações culturais e inovações tecnológicas ligadas à cadeia produtiva do açaí. A programação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
A participação da Uepa envolve a exposição de pesquisas científicas, apresentação de produtos desenvolvidos por estudantes e professores, capacitação de batedores de açaí e divulgação de tecnologias inovadoras para o setor. Segundo o professor Diego Aires, do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), a presença da Universidade no evento é uma forma de estreitar os laços entre a produção científica e a sociedade.
A Uepa também apresentou produtos inovadores relacionados ao açaí, e com o curso de Tecnologia de Alimentos, que levou a degustação de novos produtos derivados do fruto.
A geleia mista de açaí e o biscoito feito com farinha de açaí são exemplos trazidos pelas estudantes Noele Santos e Ana Elizabeth Oliveira, do curso de graduação da Uepa.
O Festival iniciou na madrugada do dia 12 com o tradicional "avuado", no Porto do Açaí, no bairro do Jurunas, onde foram distribuídos 300 litros de açaí e 300 quilos de peixe à população. A programação no Hangar começou na sexta-feira, 13, a partir das 14h, com acesso gratuito ao público, que pode visitar estandes, conferir apresentações culturais e conhecer de perto ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do açaí no estado.