No próximo dia 20, quarta-feira, alunos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizam uma ação na comunidade da Vila da Barca, em Belém, com o objetivo de promover o acesso a serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social. A programação será das 8h às 13h, no Centro Comunitário da Vila da Barca.
A iniciativa, promovida pela Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região, por meio de atividades que atendam às necessidades da comunidade local e que “devolvem para a sociedade o investimento da universidade”, explica o professor Higson Coelho, titular da DAE.
Durante o evento, serão oferecidos diversos serviços gratuitos, incluindo atendimento de saúde, como consultas médicas e odontológicas, teste rápido e vacinação. Os moradores da região também terão serviços de emissão de documentos, atualização do CadÚnico, práticas educativas e atividades infantis, além de cuidados de beleza, que contribuem com o bem-estar e melhora da autoestima das pessoas.
Professor Higson Coelho ressalta que a comunidade da Vila da Barca foi escolhida nesse primeiro momento, em razaõ da proximidade com a reitoria da Uepa, o que facilita a logística do evento, pois, em uma outra etapa, "a proposta pode ser ampliada para outros bairros da cidade”, destaca.
Os alunos que atuarão na programação são bolsistas do Programa de Apoio Socioeconômico, que visa contribuir com a promoção de condições para a permanência e desenvolvimento de estudantes em situação socioeconômica desfavorável, para alcançar o pleno desempenho acadêmico, proporcionando apoio financeiro para o atendimento de necessidades mais básicas. Atualmente, mais de 400 alunos da Uepa são atendidos com essa bolsa.
De acordo com a gestão superior da Uepa, ações como essa "refletem o compromisso da instituição com a comunidade e o papel da universidade como agente de transformação social". Os estudantes, sob a supervisão de seus professores e profissionais da área, terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em um contexto real, contribuindo para o fortalecimento do vínculo entre a instituição e a população local.
Texto: Marília Jardim, jornalista (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)
Foto: Sidney Oliveira, fotógrafo (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)