
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza a Maratona Hackathon Uepa 2025, iniciativa que integra as ações da Comissão Uepa na COP 30 e tem como tema central o combate à desinformação em saúde e meio ambiente. Os interessados já podem se inscrever, de forma online, até 21 de setembro.
A competição busca mobilizar estudantes e a comunidade em geral para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e midiáticas que ajudem a combater fake news relacionadas a questões ambientais e de saúde, promovendo impacto social positivo. Todas as informações estão disponíveis aqui.
O lançamento Hackathon ocorrerá no dia 27 de setembro, no Auditório Planetário do Pará, com uma palestra sobre desinformação, e o envio das propostas pelos grupos será realizado entre 28 de setembro e 10 de outubro. Marcada para 18 de outubro, as equipes participarão de um encontro presencial e terão que criar e validar projetos, que podem incluir softwares, aplicativos, plataformas digitais ou outras soluções inovadoras.
Após a fase de desenvolvimento, as soluções serão avaliadas por uma banca, com a divulgação dos finalistas entre 19 e 31 de outubro. A premiação, patrocinada pela Interceleri, será um tablet e um celular, a ser realizada no dia 18 de novembro, quando os vencedores serão anunciados em cerimônia presencial.
A Maratona Hackathon reforça o papel da Uepa na produção de conhecimento e inovação, alinhando tecnologia e responsabilidade social para enfrentar desafios contemporâneos da Amazônia.
Texto: Marília Jardim, jornalista (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)
Foto: Sidney Oliveira, fotógrafo (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)