Com o objetivo de fortalecer a articulação entre os cursos de licenciatura e as escolas estaduais e municipais, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) oferece bolsas para alunos de graduação presencial que se dedicam ao estágio em escolas públicas.
Na Universidade do Estado do Pará (Uepa), o programa tem sido fundamental para a formação dos licenciandos, como no caso do estudante de Matemática Inocêncio Costa. Ele ingressou em um dos projetos do Pibid para atuar no ensino da matemática e destaca o impacto da experiência. "Foi uma vivência inovadora, pois, na formação inicial do curso de Matemática não temos contato direto com o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Participar do projeto me permitiu explorar novos modelos pedagógicos e adaptar planos de aula para esse público específico. Isso ampliou minha perspectiva sobre o ensino e despertou meu interesse nessa área", compartilha o estudante.
Ana Beatriz Martins da Silva Baia, do curso de Licenciatura em Pedagogia, destaca que o Pibid promoveu aprendizados enriquecedores na área da docência. Atuando no FORPEJA, cursinho preparatório para jovens, adultos e idosos realizarem a prova do Enceja, para obter o certificado de Ensino Médio. “Por meio do projeto pude desenvolver diversas habilidades que contribuíram e contribuem muito para a minha graduação e, acima de tudo, a troca de experiências com os alunos me despertou um sentimento de afeto por todos, proporcionando um grande amor pela docência e atuação em sala de aula!”, conta a estudante.
Além disso, o espaço também permite experimentações na área da educação: “Apesar de sermos um cursinho, estamos sempre buscando aprimorar nossa implementação pedagógica, para levar aos alunos a melhor metodologia ativa possível, com aulas divertidas e lúdicas, que fogem do tradicionalismo ainda muito presente no âmbito educacional”, afirma a professora em formação, Ana Beatriz Baia.
Segundo a professora Bianca Venturieri, coordenadora institucional do Pibid na Uepa, o programa, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem como objetivo fomentar a iniciação à docência, contribuindo para a qualificação da formação docente e para a melhoria da educação básica pública no Brasil.
Aula inaugural
Na próxima terça-feira, 11, a Uepa realizará a aula inaugural para os novos bolsistas, com o tema Diálogos entre a universidade e a escola. O evento contará com uma mesa de abertura e, em seguida, com a palestra O FORPIBID NA REGIÃO NORTE: as contribuições e os desafios do Pibid na formação docente, ministrada pela professora Regina Padovan, coordenadora geral do FORPIBID Norte. Os interessados podem se inscrever aqui para participar da atividade que será presencial, no auditório Paulo Freire, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), em Belém, e transmitida de forma online pelo Google Meets.
A professora Bianca Venturieri destaca que as ações desenvolvidas pelo programa visam inserir os licenciandos no cotidiano das escolas públicas, proporcionando experiências pedagógicas inovadoras e interdisciplinares. "Além disso, os projetos conduzidos por professores e licenciandos da Uepa incentivam a pesquisa, a extensão e a produção acadêmica, sempre em diálogo com o contexto escolar", afirma.
Nos últimos anos, a Uepa expandiu significativamente o número de bolsas ofertadas, passando de 120, em 2020, para 552, em 2024. Além disso, a universidade avançou na classificação institucional do programa, saltando da 260ª para a 115ª posição. O crescimento do Pibid na Uepa reforça seu papel estratégico na formação de futuros docentes, conectando teoria e prática e contribuindo para uma educação pública de qualidade.
Texto: Marília Jardim, jornalista (Assessoria de Comunicação - Ascom/ Uepa)
Foto: Sidney Oliveira, fotógrafo (Assessoria de Comunicação - Ascom/ Uepa)