Para homenagear a profissão e os profissionais da área da Química, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza uma programação especial em alusão ao Dia Nacional do Químico, na próxima terça-feira, 18, com o objetivo de promover o conhecimento sobre a química e suas múltiplas aplicações.
As atividades serão realizadas de forma presencial e on-line. Palestras, mostras, exibição de filmes, mesa redonda e oficinas nos campi de Barcarena, Belém, Cametá, Marabá, Paragominas e Salvaterra. Em Belém, um dos locais que recebe a programação é o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), vinculado à Uepa. A programação vai aliar educação, diversão e sustentabilidade.
Os interessados podem se inscrever, neste link, para as atividades presenciais na capital e, aqui, para a programação que ocorrerá nos demais campi da Uepa, bem como para as atividades remotas.
A mesa de abertura intitulada Dia do Químico 2024: educação e sustentabilidade ocorrerá a partir das 8h30, com a presença de gestores(as) e professores(as) da Uepa. Na sequência, uma das atividades mais esperadas: a oficina Harry Potter e a Química Mágica, inspirada na saga literária de J.K. Rowling, que ocorrerá às 10h. Nesse mesmo horário, também serão desenvolvidas amostras de experimentos.
De acordo com a técnica da área de Química do CCPPA, Katiane Melo, o objetivo é despertar o interesse dos estudantes pela química, de uma maneira lúdica e envolvente. “Durante a oficina, os participantes terão a oportunidade de visualizar experimentos que parecem mágica, mas, na verdade, são explicados por conceitos químicos. Será uma jornada encantadora onde a magia e a ciência se encontram, mostrando que a química pode ser tão fascinante quanto qualquer feitiço”, afirma Katiane.
Como parte da programação, estão incluídas duas sessões de cúpula interativas, às 11h e às 17h, ambas relacionadas a temáticas da química. O evento ainda será composto pela palestra "Química do Meio Ambiente e Sustentabilidade", às 14h, e pela oficina "Desafios Sustentáveis: Escape room de Química Verde", às 15h.
Conforme a professora do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, Vânia Lobo, responsável pela área de Química do CCPPA, a oficina envolve os aspectos educacional e lúdico. “Nesta atividade interativa, os participantes serão desafiados a resolver enigmas, participar ativamente de jogos relacionados a conceitos de química verde e sustentabilidade, aplicando seus conhecimentos para encontrar soluções criativas”, explica.
A professora reitera que estudantes, professores e a comunidade em geral estão convidados a participar das atividades e “descobrir como a química pode ser uma aliada na construção de um mundo melhor”.
Origem e Importância
O Dia Nacional do Químico celebra os 68 anos da chamada Lei Mater dos Químicos, também conhecida como Lei nº 2.800/56, assinada pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek.
A lei deu origem ao Dia Nacional do Químico e proporcionou a criação do Conselhos Federal e Regionais de Química, para a regulamentação da profissão, que deixou de ser feita pelo Ministério do Trabalho e passou a ser realizada por profissionais eleitos para dirigirem os conselhos criados. Além de ampliar a segurança sobre os produtos e serviços, garantiu também profissionais qualificados no atendimento das necessidades da população.
A data é uma homenagem aos profissionais que são técnicos em química, bacharéis/licenciados em química, químicos industriais ou tecnólogos equivalentes, engenheiros químicos e suas especializações.
O professor Marcos Antonio Santos, coordenador do curso de Licenciatura em Química da Uepa, explica como a Química é “fundamental em diversos aspectos do nosso dia a dia, influenciando tanto atividades cotidianas, quanto avanços tecnológicos e de saúde, na produção e conservação de alimentos e no desenvolvimento de medicamentos”.
Com o objetivo de aumentar o interesse dos jovens na área das Ciências Exatas, a Uepa promove feiras científicas, que exibem experimentos demonstrativos. “Em anos anteriores, realizamos a mostra Experimenta Enem, por exemplo. Selecionamos questões teóricas do Exame Nacional e as respondemos em aulas práticas nas escolas, correlacionando teoria e prática”, ressalta o professor de Química.
Formação acadêmica e campo de atuação
Marcos Antonio esclarece que “o bacharelado em química foca na formação do pesquisador, com uma base sólida nas subáreas da química, enquanto a licenciatura, além de abrangente nas subáreas, inclui formação em educação, preparando professores de química e ciências”.
Ele aconselha os alunos de química a explorarem oportunidades da carreira, além do magistério, como em laboratórios de controle de qualidade e empresas de alumínio e siderurgia: “há bastante oportunidade fora da Região Metropolitana de Belém, pois ainda há demanda de profissionais de química no interior do estado do Pará”, destaca.
Confira a programação na íntegra aqui
Texto: Alanny Alves, estagiária (Assessoria de Comunicação - ASCOM/Uepa) e Monique Hadad, jornalista (Centro de Ciências e Planetário do Pará - CCPPA/Uepa).
Foto: Laís Teixeira, fotógrafa (Arquivo Assessoria de Comunicação - Ascom Uepa).